Cultura & Lazer Titulo
Mercado virtual
Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
12/01/2010 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


No século 21, entretenimento e tecnologia caminham ainda mais juntos. A criatividade dos meios de diversão está diretamente ligada aos avanços futuristas do mercado. Entre as novidades apresentadas neste mês durante a Consumer Electronic Show (CES), encerrada domingo em Las Vegas, nos Estados Unidos, os grandes destaques influenciam áreas como games, cinema, televisão e, até mesmo, literatura.

A feira, uma das maiores do mundo no setor de eletrônicos, confirmou a chegada do esperado Project Natal, da Microsoft, às casas dos consumidores. Criado pelo brasileiro Alex Kipman, o periférico feito especialmente para o videogame Xbox 360 chamou a atenção do mundo no ano passado ao mostrar câmera especial fazendo uma espécie de ‘leitura' do jogador, levando seus movimentos para o personagem na tela. A pessoa consegue jogar o game sem precisar de qualquer controle remoto. Prometido para ser lançado no fim deste ano, especula-se que a revolucionária novidade será comercializada a partir de novembro. O preço não foi divulgado.

Outro destaque da CES 2010 foi a afirmação dos leitores eletrônicos como novo aparelho no cotidiano das pessoas. Prova disso foram as diversas versões de e-readers, com as grandes empresas do setor eletrônico divulgando seus produtos com variados formatos e cores - apesar das imagens na tela serem em preto e branco.

Quem encabeça essa linha de eletrônicos é o Kindle, da Amazon, líder do mercado. Lançado no Brasil em outubro, a versão reúne um total de 1.500 livros em sua memória. Entre as publicações a serem adquiridas, o público poderá ter em versão eletrônica as páginas de 17 obras de Paulo Coelho. O escritor assinou contrato de exclusividade de seis meses com a empresa norte-americana para alguns de seu e-books, entre eles "O Alquimista". Versões em inglês dos livros já estavam disponibilizadas na internet e só agora ganham edições em português.

No mercado de cinema e televisão, a grande novidade tem sido a revolução 3D. A temporada de 2009 foi considerada um período chave para a revitalização da transmissão de imagens em terceira dimensão, principalmente graças a filmes como "A Era do Gelo 3", "Harry Potter e o Enigma do Príncipe" e "Avatar".

Agora, os modernos aparelhos começam a deixar as salas dos cinemas para serem instalados nos televisores. A ideia é que as novas máquinas consigam transformar as imagens em aspecto convencional e no formato 3D ao mesmo tempo. Para que o público possa visualizar a profundidade das cenas, óculos especiais acompanharão o aparelho.

Algumas emissoras brasileiras já começaram a investir nesse tipo de formato. A Rede Globo, por exemplo, apresentou prévia de como poderá ser a transmissão dos desfiles de Carnaval nos próximos anos. Um dos objetivos é fazer com que a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, ambos no Brasil, possam ser assistidos pelo público nos efeitos da terceira dimensão, com a tecnologia pulando aos seus olhos sem que precisem sair de casa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;