Economia Titulo
Diadema aproxima empresas da Petrobras
Soraia Abreu Pedrozo
Do Diário do Grande ABC
15/02/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


Quem quiser se tornar um fornecedor da Petrobras poderá, nos próximos dias, obter todas as informações necessárias. A Prefeitura de Diadema vai realizar, no dia 9, encontro entre empresários do Grande ABC e técnicos da área de suprimentos da estatal.

Serão abertas pelo menos 120 vagas voltadas aos negócios de pequeno e médio portes. Terão prioridade empresas do setor metalmecânico, mas também serão bem-vindas representantes do segmento de tecnologia da informação, plástico e borracha.

O evento ‘Petrobras e os Fornecedores do Grande ABC', ocorrerá no auditório do Quarteirão da Saúde, das 14h às 19h. As inscrições estarão abertas a partir de quinta-feira.

Segundo o diretor de articulação e desenvolvimento empresarial da Prefeitura de Diadema, Cássio Morelli, a preferência pelo metalmecânico se deve ao fato de as empresas deste setor estarem aptas a fabricar material para manutenção das plataformas, tubos, bombas, máquinas e equipamentos.

"Para a extração do pré-sal há um tubo de sete quilômetros que tem de aguentar a pressão da água e lidar com a corrosão do sal para fazer o petróleo subir. Muitas empresas podem contribuir com este processo", explica Morelli.

Sem contar que, segundo a Prefeitura, para ampliar sua lista de fornecedores, a estatal criou recentemente fundos para financiar a custo mais baixo os prestadores de serviços com adiantamentos às empresas que podem chegar a até R$ 4 bilhões.

"A Petrobras tem R$ 180 bilhões para aplicar em novos fornecedores. Se isso não for feito, em quatro ou cinco anos ela vai ter que importar suprimentos", salienta o articulador.

Durante o evento, os participantes conhecerão o plano de investimento da estatal na Bacia de Santos e em todo o País. Também vão saber quais as demandas de bens e serviços da empresa e quais os requisitos necessários para se tornar um fornecedor.

Paralelamente às palestras, haverá um balcão de atendimento para que os inscritos possam tirar suas dúvidas e realizar o cadastro de suas empresas no sistema da Petrobras.

OPORTUNIDADE - Ao bater às portas da estatal petrolífera e sugerir os serviços de empresas do Grande ABC, o objetivo foi, além de aproveitar chance única, diversificar o foco da produção, hoje fundalmentalmente voltado para a indústria automobilística. Como diz Morelli, "quem fornecer para a Petrobras está feito".

"Se uma montadora espirra, a maior parte das empresas da região pega pneumonia", compara Morelli, fazendo analogia com a forte dependência do setor automotivo.

O passo seguinte ao encontro de março será identificar a necessidade de adequações e a partir daí procurar o governo federal para pleitear recursos que serão destinados à capacitação dos negócios.

Atualmente, a Petrobras dispõe de 4.800 fornecedoras regulares. Além disso, o Petronet, canal de compras eletrônicas da companhia, tem outras 57 mil firmas cadastradas. O objetivo é ampliar cada vez mais o número de prestadores e estimular as empresas a produzirem não somente para a estatal, mas também para as indústrias atuantes na extração do petróleo da camada pré-sal.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;