Internacional Titulo
Hamas acusa EUA de tentar provocar uma guerra civil palestina
Por Da AFP
31/01/2007 | 10:31
Compartilhar notícia


O Hamas acusou nesta quarta-feira o governo dos Estados Unidos de tentar provocar uma guerra civil ao destinar milhões de dólares para fortalecer seu rival, o partido Fatah. Ao mesmo tempo em que os grupos adversários liberavam seus reféns e o cessar-fogo era respeitado pelo segundo dia consecutivo em Gaza.

A acusação do Hamas foi feita depois que Washington anunciou uma ajuda de mais de US$ 86 milhões para as forças de segurança fiéis ao presidente Mahmud Abbas, líder do Fatah. "Cada vez que a administração americana vê que chegamos a um acordo, envia Condoleezza Rice para prejudicar o ambiente ou anuncia uma ajuda financeira", disse o porta-voz do Hamas, Ismail Radwan.

Ghazi Hamad, porta-voz do governo do Hamas (acrônimo em árabe do Movimento de Resistência Islâmica), denunciou uma "interferência americana flagrante nos assuntos palestinos para manter a divisão e as lutas internas".

O governo palestino saudou, porém, em um comunicado, as conclusões de uma comissão parlamentar britânica que critica o boicote internacional ao gabinete do Hamas. Ao elogiar a "ação corajosa" da Câmara dos Comuns britânica, o governo palestino pediu ao Ocidente uma revisão da política de "boicote e isolamento" a seu respeito.

A comissão parlamentar britânica afirmou que a decisão de boicotar o governo palestino era "de pouca confiança" e poderia levar a um aumento da violência. Nesta quarta-feira, Hamas e Fatah anunciaram o início da troca de reféns, como estabelece o cessar-fogo acordado entre ambos.

“O ambiente é melhor, mas a força executiva (controlada pelo governo do Hamas) permanece mobilizada nas ruas, o que provoca tensões e não ajuda o restabelecimento da confiança entre os dois movimentos", acrescentou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;