Turismo Titulo
Mata adentro
Heloísa Cestari
Do Diário do Grande ABC
01/04/2010 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Para os viciados em adrenalina, Itacaré é destino certo. Dá para fazer rapel na Cachoeira da Noré, rafting pelas corredeiras do Rio das Contas e duck no Tijuípe - o esporte consiste em descer o rio com o auxílio de botes infláveis, para duas pessoas. Também é possível aventurar-se em passeios de quadriciclo pela península de Maraú, pedalar em roteiros de mountain bike com três graus de dificuldade e encarar as gigantescas ondas e tubulares que fazem das praias de Jeribucaçu, Tiririca, São José e Prainha alguns dos melhores pontos de surfe de todo o litoral nordestino.

Trilhas íngremes em meio à Mata Atlântica constituem a única forma de acesso às praias mais desertas do Sul de Itacaré. É o caso da Trilha das Gameleiras, caminhada de três quilômetros com vista para o mar e direito a banho na paradisíaca Praia da Ribeira.

FAZENDAS - Vários pontos ecológicos ficam dentro de propriedades particulares que abrem suas portas aos visitantes. Na fazenda São José, 70% da área faz parte de Reserva Particular do Patrimônio Natural, com acesso por 10 minutos de caminhada íngreme e escorregadia a partir da Prainha ou pela Vila São José. A propriedade possui trilhas que acabam em uma extensa praia protegida por falésias.

Outra fazenda que ainda preserva grande parte da Mata Atlântica desta região é a do Haiti, que abriga a Trilha Alto da Esperança, na Vila de Camboinha. Durante o percurso com guia, observam-se árvores centenárias de grande porte, animais silvestres e diversas cachoeiras, como a da Pancada Grande, que apresenta 30 metros de queda e piscina natural.

Só que a trilha, de aproximadamente 50 minutos, piora muito quando chove - sem falar nas duas horas de barco (ou uma hora de lancha) necessárias para alcançá-la.

Em trajeto de barco ou canoa pelo Rio das Contas, passando por manguezais e comunidades ribeirinhas, chega-se também à Cachoeira do Azevedo (25 metros), que forma poço ótimo para banho dentro de fazenda produtora de cacau.

E para os menos dispostos a longos trajetos, o melhor passeio é o da Cachoeira Tijuípe, que alia poços, corredeiras e pequenas quedas a uma boa estrutura de visitação. E o que é melhor: bastam dez minutos de caminhada leve para chegar ao local.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;