Internacional Titulo
Canadá tem eleiçoes gerais nesta segunda
Por Do Diário do Grande ABC
26/11/2000 | 16:26
Compartilhar notícia


Cerca de 20 milhoes de canadenses vao segunda-feira às urnas durante as eleiçoes gerais nas quais o Partido Liberal é favorito e que deverao dar um terceiro mandato ao primeiro-ministro Jean Chrétien. A votaçao foi organizada ao final de três anos e meio de um mandato que deveria durar cinco anos.

Os canadenses elegerao os integrantes da Câmara dos Comuns (Parlamento), onde o líder do partido que obtiver a maioria se transforma automaticamente em primeiro-ministro.

Mas o chefe do Partido Liberal e atual primeiro-ministro, Jean Chretien, que desde a chegada ao poder em 1993 teve o apoio da maioria parlamentar, poderá ter menos votos que nas duas últimas eleiçoes. A próxima escolha popular foi antecipada por conveniência política.

No último pleito, seu partido obteve 38% dos votos e conquistou 155 das 301 cadeiras, uma maioria apertada. As últimas pesquisas dao a Chretien entre 39% e 45% das intençoes de voto, números que mostram uma possível reduçao da bancada de seu partido.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;