Nacional Titulo
Rezadeiras e médicos fazem parceria em Fortaleza
Do Diário do Grande ABC
11/10/2000 | 11:04
Compartilhar notícia


A medicina se aliou à crença popular para salvar crianças da diarréia, no município de Maranguape, vizinho de Fortaleza. Sao 175 rezadeiras cearenses, que trabalham voluntariamente junto com equipes médicas. Os resultados estao aparecendo.

Há dez meses nao é registrado no município nenhum caso de óbito infantil provocado por diarréia. O sucesso na luta contra a desnutriçao é resultado do projeto Rezas e Soro: Uma Estratégia de Combate à Mortalidade Infantil iniciado há um ano pela Secretaria Municipal de Saúde.

Em 1998, um estudo constatou que para cada mil crianças nascidas no município 36 morriam antes de completar um ano de idade. O estudo também mostrou que 40% das mortes tinham como causa a diarréia. Foi observado ainda que, em 77% dos casos, os pais, na tentativa de salvar seus filhos, recorriam a rezadeiras.

Segundo o Núcleo de Vigilância à Saúde, na maioria dos casos a rezadeira mandava os pais suspenderem a alimentaçao das crianças, o que agravava a desnutriçao.

Para evitar a repetiçao deste quadro, a Secretaria de Saúde resolveu consolidar a parceria entre rezadeiras e médicos.

As rezadeiras foram cadastradas e treinadas para orientar as maes na fabricaçao do soro caseiro e nos cuidados com a higiene e alimentaçao dos filhos. Além disso, passaram a encaminhar as crianças doentes aos postos de saúde.

As rezadeiras receberam da Secretaria de Saúde fichas de controle mensal das rezas. Analfabetas em sua maioria, elas marcam cada reza com um ``x' ao lado de um desenho que indica o tamanho da criança.

Cada rezadeira recebeu ainda um filtro de água para preparar e servir o soro caseiro durante as rezas.

A rezadeira Maria Paiva dos Santos, que há 59 anos benze a comunidade, diz que aprendeu o ofício com mae. Até pouco tempo, conta, tinha vergonha de dizer que é rezadeira. Com o programa de parceria isso mudou. Hoje, Maria atende com orgulho as pessoas no posto de saúde, às segundas e quintas-feiras.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;