Setecidades Titulo Coluna Memória
A ponte do Rio Grande. Os nomes dos construtores. O autor desta foto histórica.

Estendida, a Semana Rio Grande da Serra 2022 oferece novos subsídios à memória da cidade, que aperfeiçoa uma imagem que chegou pela primeira vez à Memória pela saudosa Gisela Leonor Saar

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
17/05/2022 | 10:42
Compartilhar notícia


As novas informações foram enviadas por outro antigo colaborador da Memória, Domingos Luiz Orlando, o Mingo, que informa:

1 – A foto publicada na Semana Rio Grande da Serra 2022 saiu invertida.

2 – O autor da foto foi meu pai, Luiz Orlando.

3 – O garoto que está na ponta do barco sou eu.

4 – Os garotos do centro da foto são meus primos.

5 – Os pilares de pedra foram construídos pelo meu tio, Natal Orlando, e pelo Antônio “Português”, que está me apoiando na ponta do barco.

FESTA RELIGIOSA
A fotografia foi tirada entre 1942 e 1943, em plena Segunda Guerra Mundial. Domingos Orlando tinha entre 4 e 5 anos de idade e a cidade vivia mais uma procissão da festa de São Sebastião.

Domingos nasceu na Estação Rio Grande em 8 de agosto de 1938, na Rua Rabelo Lobo, número 8.

Os primos citados são Flavio Pandolfi e João Domingos Orlando.

Domingos é neto de Domenico Orlando e de Julia Orlando, irmão de Meide e Marli.

RAÍZES FAMILIARES
Domingos guarda o passaporte do nono Domenico Orlando, onde aparece a data de 12 de setembro de 1901 com o registro de Buenos Aires.

“Não sabemos se a data corresponde à sua chegada à Argentina ou ao registro da sua vinda para o Brasil”, conta Domingos. “Sabemos que ele era italiano, foi primeiro para a Argentina, permaneceu um tempo lá e depois veio para o Brasil”.

A esposa de Domenico Orlando, dona Julia, chegou ao Brasil em 5 de julho de 1905. Em 1909, Domenico retornou à Itália para buscar os filhos Luiz (pai do Mingo) e Natal. Os outros filhos nasceram no Brasil.

A PONTE
A obra foi construída com madeira, sustentada pelos pilares de pedras. Sobreviveu até a virada da década de 1950 para 1960, quando foi substituída por uma ponte de concreto.

Crédito da foto 1 – Foto: Luiz Orlando; acervo: Domingos Luiz Orlando

Crédito da foto 2 – Fernando Dantas/Banco de Dados (23-7-2008)

UMA PROCISSÃO. A velha ponte do Rio Grande. Na ponta do barco o pequeno Mingo, o mesmo Mingo ao lado da mãe, dona Dirce Chioatto Orlando, 65 anos depois...


DIÁRIO HÁ MEIO SÉCULO
Quarta-feira, 17 de maio de 1972 – ano 14, edição 1844

SANTO ANDRÉ – O Jardim Alvorada, perto da Vila Linda, é um bairro pobre, habitado por operários que compraram o lote de terreno com sacrifício e, aos poucos, foram construindo suas casas.

Todos os moradores alimentavam a esperança de que, em pouco tempo, as ruas do bairro passassem a contar com os melhoramentos mínimos necessários.

O tempo foi escoando, o Jardim Alvorada crescendo, e nenhuma obra de infraestrutura realizada.

OBRAS – O Caminho do Mar ou Estrada Velha de Santos, como é chamada a SP-148, passa por restauração e recapeamento completos no trecho do Planalto.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Domingo, 17 de maio de 1992 – ano 34, edição 8075

MANCHETE – País chegou ao fundo do poço, diz Marcílio Marques Moreira. Ministro da Economia prevê retomada do crescimento.

CLUBE – O EC Santo André inaugurou ontem (16-5-1992) a primeira fase do Poliesportivo do Parque Jaçatuba.

EM 17 DE MAIO DE...

1642 – É proibido que saia prata da Vila de São Paulo e outros metais que representassem valores similares. As moedas escasseavam. Trocas, vendas e compras faziam-se em espécie: farinha, toucinho, algodão, cera, cereais.
Dias depois, o procurador da Municipalidade pediu que o alcaide (prefeito) fosse dar busca aos forasteiros que, da Vila de São Paulo, levavam moedas para a Vila de Santos, “ficando esta vila sem nenhum”.
O dinheiro em moeda era uma preciosidade.
Fonte: “Efemérides”, d’O Estado de S. Paulo.

1842 – Começa, em São Paulo, a Revolução Liberal.

1902 – Do correspondente do Estadão na Estação Rio Grande (da Serra) – Retirou-se de mudança para a Europa o Sr. Adolpho Edimann, que aqui era estabelecido com um bem montado estabelecimento de gêneros alimentícios.

1932 – Marcada a data da eleição da Constituinte: 3 de maio de 1933.
“Estaríamos todos satisfeitos se ela (a data) não fosse tão remota. Infelizmente o sr. presidente da República (Getúlio Vargas) achou que precisava de mais um ano de ditatura”, comentou o “Estadão”, em editorial.

1957 – Grande número de contribuintes dirigiu-se à tesouraria da Prefeitura de Santo André a fim de saudar suas obrigações com o Município, beneficiados com o desconto de 40% nas taxas e impostos, mais dez por cento de desconto concedidos a quem saldasse ainda em maio.
Com o desconto aprovado pelo prefeito Pedro Dell’Antonia, superava-se o movimento de protesto liderado pela Associação dos Proprietários de Imóveis.

SANTOS DO DIA
Júlia Salzano
Restituta de Teniza
Pascoal Baylon

HOJE
Dia Mundial de Combate à Hipertensão
Dia Mundial das Telecomunicações
Dia Mundial da Internet, criado em 2015
 Dia Nacional de Combate à Homofobia

MUNICÍPIOS BRASILEIROS
Hoje é o aniversário de Biguaçu e Dona Emma, em Santa Catarina; Carvalhópolis, em Minas Gerais; Flores da Cunha e Santa Maria, no Rio Grande do Sul; Nossa Senhora do Livramento, no Mato Grosso; e Virmond, no Paraná.

Falecimentos 

Santo André

Elizabetta Maraz, 95. Natural de São Caetano. Residia na Vila Guiomar, em Santo André. Dia 13. Cemitério Cristo Redentor, Vila Pires.

Dirce Pasqualini Fressinet, 93. Natural de Piracicaba (São Paulo). Residia no bairro Camilópolis, em Santo André. Pensionista. Dia 14. Memorial Jardim Santo André.

João Pavani, 92. Natural de Salto Grande (São Paulo). Residia no Parque Oratório, em Santo André. Dia 12. Cemitério Nossa Senhora do Carmo, Curuçá.

Leonilda Cotarelli Lopes, 83. Natural de Santo André. Residia no bairro Silveira, em Santo André. Dia 13. Memorial Jardim Santo André.

São Bernardo

Natália Mar Biegas, 95. Natural de Tabapuã (São Paulo). Residia no bairro Jordanópolis, em São Bernardo. Dia 9. Cemitério da Paulicéia.

Alice Torres Xavier de Oliveira, 93. Natural de Viçosa (Alagoas). Residia no bairro Ferrazópolis, em São Bernardo. Dia 11. Jardim da Colina.

São Caetano

Maria Volner, 99. Natural da Romênia. Residia no bairro Osvaldo Cruz, em São Caetano. Dia 10. Cemitério São Caetano, em Vila Paula.

Diadema

Margarida Vitória Peixinho, 90. Natural de Abaeté (Minas Gerais). Residia na Vila Guacuri, em São Paulo, Capital. Dia 12. Vale da Paz.

Mauá

Antonio Mauricio, 70. Natural de São Paulo, Capital. Residia no Jardim Miranda D’Aviz, em Mauá. Dia 13, em Santo André. Jardim da Colina.

Ribeirão Pires

Maria Nogueira de Oliveira, 93. Natural de Açu (Rio Grande do Norte). Residia no Parque Maria Madalena, em Suzano (São Paulo). Dia 9, em Ribeirão Pires. Cemitério São Sebastião, o Rafo, em Suzano.

Rio Grande da Serra

Mário Pereira do Nascimento, 71. Natural do Recife (Pernambuco). Residia na Vila Lavínia, em Rio Grande da Serra. Dia 11, em Diadema. Cemitério São Sebastião. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;