Setecidades Titulo Coluna Memória
O Brasil descuidou-se. Perdeu suas primeiras imagens animadas.E o Grande ABC hoje só é revivido em fotos de papel.

Imagine ver nas telas do novo Cine Carlos Gomes imagens da Serra do Mar no início do século XX. Ou as curvas percorridas no mesmo período por juntas de boi na Estrada do Vergueiro, cruzando toda a região. Ou então soldados em treinamento em 1917 nos campos que iam de Diadema a Capuava...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
10/04/2022 | 05:31
Compartilhar notícia


Esses filmes foram rodados. Existiram. Foram exibidos nas primeiras casas de cinema de São Paulo e região. Ganharam publicidade nos jornais da época. Mas tais fitas, que hoje seriam históricas, se perderam pelo descuido dos nossos antepassados.

Este é o tema da aula de hoje do professor Antonio de Andrade, que participou ativamente do movimento SOS Carlos, em defesa do mais antigo cinema de Santo André, felizmente agora reconstruído e que dá esperanças de uma nova era no campo da cultura e lazer do Grande ABC.

Quem seriam aqueles cineastas que documentaram os primórdios do Grande ABC?
Texto: Antonio de Andrade

O Grande ABC (na época Município de São Bernardo), na primeira metade do século XX, quando o cinema principiava, ficou registrado em vários filmes, entre os quais:

“Serra de Santos”, de 1909. “A fita de 800 metros reproduz, com extraordinária nitidez, os belos trechos da Serra do Mar, atravessados pela estrada de ferro Inglesa da raiz até a estação do Alto da Serra”, escreveu “O Estado de S. Paulo”.

“O Caso dos Caixotes”, de 1912, um filme com enredo dramático apresentando “panoramas da Serra do Mar que honraria as mais adiantadas fábricas europeias”.

“Velha Estrada do Vergueiro: São Paulo a Santos”, de 1914, exibido em junho no Cinema Iris, de São Paulo. Seu anúncio cientificava tratar-se de filme que descreve o “pitoresco percurso desta velha estrada que ora se acha em reparo”.

“Uma visita ao acampamento do 43º de Caçadores de São Bernardo” e “As grandes manobras do 43º de Caçadores em São Bernardo”, dois documentários de 1917 que registraram manobras do Exército realizadas nos campos e matas de São Bernardo.
Infelizmente toda produção dos primeiros anos do cinema brasileiro foi perdida em incêndios, vandalismo ou descuido na preservação adequada.

Crédito da foto 1 – Acervo: Seção de Pesquisa e Memória de São Bernardo

FESTA POLÍTICA. Vista interna do Carlos Gomes na homenagem ao interventor paulista Adhemar de Barros: no palco das grandes produções cinematográficas da primeira metade do século XX, o retrato do representante maior de Getúlio Vargas em São Paulo


DIÁRIO HÁ MEIO SÉCULO
Domingo, 9 de abril de 1972 – ano 14, edição 1813

SÃO CAETANO – A cidade ganha o seu zoológico, conjunto formado por sete viveiros que abrigam tucanos, paturis, jacarés, tartarugas, periquitos, papagaios, faisões, jacus, bem-te-vis, gansos e coelhos A maior parte dos animais foi doada por José Formiga, fazendeiro estabelecido em Imperatriz, cidade às margens da Estrada Belém-Brasílía, no Maranhão. Osório Lourenio de Lima doou outros pássaros e Geraldo Paiva, cinco tartarugas. NOTA – O pequeno zoológico de São Caetano ficava no bairro Santa Maria.

1987 – Pianista de São Bernardo, Beatriz Roman, toca no Merkin Concert Hall e homenageia o compositor brasileiro Villa-Lobos.

EM 10 DE ABRIL DE...

1917 – A Companhia do Tiro nº 34, de São Bernardo, participará dos festejos do juramento à Bandeira pelos voluntários do Exército, dia 21 de abril em São Paulo.

Realizada sessão solene de instalação da Ordem dos Advogados de São Paulo, recentemente constituída na Capital.

1947 – Tereza Delta assume a Prefeitura de São Bernardo: é a primeira mulher a ocupar uma Prefeitura na história do Grande ABC.

1952 – Moradores de Vila Curuçá, em Santo André, pedem à Prefeitura que melhore as condições da estrada que interliga o bairro ao Centro. A Empresa Auto-Ônibus Irmãos Coelho, que servia Vila Curuçá, tinha dificuldades em transitar pela via. NOTA – Trata-se da atual Avenida Itamarati.

HOJE
Dia do Engenheiro Metalúrgico

Dia da Engenharia Militar

MUNICÍPIOS BRASILEIROS
No Estado de São Paulo, hoje é o aniversário de Juquiá (fundado em 1829), Serrana (1890) e Artur Nogueira (1904).

Pelo Brasil, aniversariam em 10 de abril, entre outros, os municípios de São Félix do Xingu, no Pará; Bocaina, no Piauí; Areal, no Rio de Janeiro e Riozinho, no Rio Grande do Sul.

SANTOS DO DIA
Miguel dos Santos (Espanha, Vich, Barcelona, 1591 – Valladolid, 1625). Patrono da juventude trinitária (Ordem da Santíssima Trindade).

Madalena de Canossa

Macário da Antioquia


Falecimentos 

Santo André

Rosa Micheloni Bitante, 96. Natural de Dobrada (São Paulo). Residia no Centreville, em Santo André. Dia 5. Memorial Jardim Santo André.

Sumi Ota, 90. Natural do Japão. Residia no Jardim Santo Alberto, em Santo André. Dia 5. Memorial Jardim Santo André.

São Bernardo

Marina Vieira Alves Silva, 92. Natural de Campinas (São Paulo). Residia no bairro Santa Terezinha, em São Bernardo. Dia 4. Cemitério da Paulicéia.

Neide Gastaldo Molto, 91. Natural de São Bernardo. Residia no bairro Assunção, em São Bernardo. Dia 5. Cemitério de Vila Euclides.

Antonio César Formentini, 70. Natural de São Bernardo. Residia no Centro de São Bernardo. Dia 4. Cemitério de Vila Euclides.

São Caetano

Adoração Martinez Simitan, 99. Natural de Uchôa (São Paulo). Residia no bairro Boa Vista, em São Caetano. Dia 5. Cemitério das Lágrimas.

Diadema

Alaíde Moreira Ribeiro, 89. Natural de Ouro Fino (Minas Gerais). Residia no Jardim Inamar, em Diadema. Dia 5, em São Bernardo. Cemitério Municipal de Pouso Alegre (Minas Gerais).

Mauá

Sebastião Anacareto Stampini, 64. Natural de Visconde do Rio Branco (Minas Gerais). Residia no Parque São Vicente, em Mauá. Dia 4, em Santo André. Cemitério Santa Lídia.

Ribeirão Pires

Helga Hopei Herrera, 89. Natural de Santos (São Paulo). Residia no Distrito de Ouro Fino, em Ribeirão Pires. Dia 3. Cemitério São José.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;