Setecidades Titulo Coluna Memória
Os 9 a 0 do Corinthians em Ribeirão. Sob as bênçãos de Santo Antonio. E Wadih Helu não seguiu este conselho.

O jogo das faixas para o juvenil corintiano campeão paulista de 1966 foi no Estádio Felício Laurito. Adnan e Luiz Américo jogaram contra o time que os revelou

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
07/04/2022 | 05:24
Compartilhar notícia


Não é para amolecer
Depoimento: Luiz Américo dos Santos 

A minha carreira foi parecida com a do Adnan. Subimos juntos no Corinthians, do juvenil para os aspirantes e para o profissional. Todo o time era muito bom.

Testemunhei uma conversa do técnico José Castelli, o Rato, com o presidente Wadih Helu, numa época em que o Corinthians estava há anos na fila.

- Você quer ser campeão? Manda todo o time titular embora. Deixa só o goleiro Marcial e o Rivellino. Em dois anos o meu juvenil vai ser campeão.

De fato, o juvenil do Corinthians era fantástico. O juvenil foi mantido como aspirantes, e fomos campeões também. A gente não perdia de ninguém.

Quando o juvenil foi campeão paulista, eu e o Adnan sugerimos um amistoso com o Ribeirão Pires FC, aqui em Ribeirão, para o jogo das faixas. O Corinthians concordou e o Ribeirão Pires organizou uma grande festa.

Foram postas cadeiras na pista de atletismo, que ficou lotada. Na entrada em campo, soltaram fogos. E o time do Ribeirão era bom, com Odair, Jair, Turelli, Pinheirinho...

Nosso técnico era o Nena, ex-jogador da Portuguesa de Desportos.

- Vocês são de Ribeirão Pires, mas não vão amolecer. É pra jogar sério.

Três minutos de jogo, eu fiz 1 a 0. No final, 9 a 0. E pra aguentar a turma depois?

- Vocês falaram que o Ribeirão era um baita de um time, e tomaram de 9...

A gente sempre achou que a goleada foi mais por pressão, o time de Ribeirão Pires era realmente bom, mas sentiu o peso da camisa e o já profissionalismo da nossa equipe.


SEMANA SANTO ANDRÉ
Amanhã damos uma pausa no relato de Adnan e Luiz Américo. Memória abrirá espaço à Semana Santo André 2022. Mas Luiz Américo e Adnan têm ainda muita história a contar. É só uma parada. Boleiros, aguardem...


 

Crédito da foto 1 – Acervo: Adnan Abou Rizk

EM FESTA. O jogo das faixas para o juvenil do Corinthians campeão paulista invicto de 1966 foi em Ribeirão Pires: ao fundo, a capela do Morro Santo Antonio – no lugar está o Centro Novo da cidade

DIÁRIO HÁ MEIO SÉCULO
Sexta-feira, 7 de abril de 1972 – Ano 14, edição 1811

MANCHETE – Hussein divide os árabes; Egito rompe com a Jordânia.

FUTEBOL – Em Bragança Paulista, Bragantino 0, Santo André 2, pelo Torneio 25 de Janeiro. O Santo André era o líder da chave A.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Terça-feira, 7 de abril de 1992 – ano 33, edição 8039

SANTO ANDRÉ – O deputado José Cicote derrotou o candidato do prefeito Celso Daniel à sua sucessão, Antonio Carlos Granado, e o sindicalista João Avamileno, na prévia do partido. Cicote e Granado disputarão o segundo turno.

CULTURA & LAZER – Editora Melhoramentos lança o Pequeno Dicionário Espanhol/Português, organizado por Helena Pereira, professora de literatura portuguesa e francesa do Instituto Metodista, de São Bernardo.

ADEUS – Cantor Antonio Marcos morre aos 46 anos.

EM 7 DE ABRIL DE...

1902 – Em mensagem lida pelo presidente do Estado de São Paulo, Domingos de Moraes, é lembrado que por decreto de 11 de janeiro de 1902 foram emancipados os Núcleos Coloniais de São Bernardo, Pariquera-Assú, Sabaúna e Piaguhy, “os quais, pelas suas condições, dispensavam a gutela e administração oficial”.

1917 – Com grande acompanhamento de fieis, realizou-se na Vila de São Bernardo, sede do Município, a tradicional Procissão dos Passos. Os atos da Semana Santa são realizados com a pompa de costume.

1922 – Confirmada a notícia da chegada de Sacadura Cabral e Gago Coutinho a Cabo Verde, rumo ao Brasil.


SANTOS DO DIA
Germano José

João Batista de La Salle (França 1651 - 1719). Com 12 companheiros, fundou, em 1684, a congregação dos Irmãos das Escolas Cristãs.
Crédito da estampa 3 – Blog Canção Nova

MUNICÍPIOS BRASILEIROS

No Estado de São Paulo, hoje é o aniversário de Araçoiaba da Serra (1857), Jeriquara (1964), Óleo (1917), Ribeirão Corrente (1965) e Torrinha (1922).

Pelo Brasil: na Bahia, Araci; em Santa Catarina, Ascurra, Galvão, Ipumirim, Ouro e São Domingos; no Espírito Santo, Dores do Rio Preto; no Piauí, José de Freitas; em Alagoas, Pariconha; e em Minas Gerais, Patrocínio e Rio Doce.

HOJE
Dia Mundial da Saúde
Dia Nacional do Jornalista

Falecimentos 

Santo André

Emília Batista, 98. Natural de Itamonte (Minas Gerais). Residia na Vila Cecília Maria, em Santo André. Dia 4. Cemitério da Saudade, Vila Assunção.

Marisa Poletto Dias de Siqueira, 69. Natural de Santo André. Residia no Parque Erasmo Assunção, em Santo André. Dia 4. Cemitério da Saudade, Vila Assunção.

São Bernardo

Erenita do Nascimento Araujo, 91. Natural de Patos (Paraíba). Residia no bairro Montanhão, em São Bernardo. Dia 2. Jardim da Colina.

Mercedes Carvalho Correia, 89. Natural de São Bernardo. Residia no Jardim Brasília, em São Bernardo. Dia 3. Cemitério de Vila Euclides.

São Caetano

Eugênia Julia Munhoz Moretti, 94. Natural de Nova Granada (São Paulo). Residia no bairro Olímpico, em São Caetano. Dia 3. Cemitério da Saudade, bairro Cerâmica.

Wilson da Silva, 89. Natural de São Paulo, Capital. Residia no bairro Osvaldo Cruz, em São Caetano. Dia 3. Cemitério das Lágrimas.

Diadema

Laurinda Catarina Neves Dias, 86. Natural de Amparo da Serra (Minas Gerais). Residia no Jardim Canhema, em Diadema. Dia 3. Cemitério Municipal de Diadema.

Mauá

Vilata Tomic Mandekic, 90. Natural de São Paulo, Capital. Residia na Vila Euclides, em São Bernardo. Dia 3, em São Bernardo. Vale dos Pinheirais.

Ribeirão Pires

Júlia Muselli Grecco, 94. Natural de Ribeirão Pires. Residia no bairro Colonial, em Ribeirão Pires. Dia 4. Cemitério São José.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;