Esportes Titulo
S.Caetano vence Timão e mantém domínio do duelo
Do Diário OnLine
09/02/2006 | 00:36
Compartilhar notícia


Exatamente no último segundo, com um golaço do meia Leandro Lima, o São Caetano venceu de virada o Corinthians por 2 a 1 nesta quarta-feira, no estádio Anacleto Campanella, pela 8ª rodada do Campeonato Paulista 2006. A importante conquista do Azulão, além de colocar o clube na briga pelo título, tirou das mãos do Timão a liderança do certame, que estaria garantida caso o empate por 1 a 1 persistisse ao final dos 90 minutos.

Os três pontos conquistados no Grande ABC colocam o São Caetano na excelente 6ª posição, com 14 pontos ganhos, empatado com o Paulista de Jundiaí e apenas dois pontos atrás dos líderes Palmeiras (1°), Santos (2°) e Noroeste (3°) que somam 16 cada. O clube do Parque São Jorge, que chegou a sentir o 'cheiro e o gosto' da liderança até os 48min59s da etapa complementar, despencou para a quarta colocação, com 15 pontos.

A vitória do Azulão, de quebra, mantém a soberania da equipe sobre o Corinthians, atual campeão Brasileiro e considerado por muitos o clube mais forte do país na atualidade. Nos agora 15 confrontos, o São Caetano venceu nada menos do que nove vezes o clube o Timão, que por sua vez, saiu vencedor de campo apenas em três oportunidades. No Campeonato Brasileiro do ano passado, marcado pelos erros e escândalos de arbitragem, o time do Grande ABC foi o único a derrubar o Corinthians tanto no primeiro quanto no segundo turno.

Na próxima rodada, o São Caetano vai até o bairro da Mooca, em São Paulo, para enfrentar no sábado, às 16h, o Juventus. O confronto marcará o encontro do 'Moleque Travesso' do passado, o Juventus, com o 'Moleque Travesso' do presente, o Azulão. Já o Corinthians terá um jogo de vida ou morte. O clube recebe no estádio do Pacaembu, domingo, às 18h10, o segundo colocado Santos. O alvinegro praiano está com o Timão engasgado desde a história e vexatória goleada por 7 a 1, no mesmo Pacaembu, no segundo turno do Brasileirão 2006.

Dois tempos distintos; dois jogos distintos – No primeiro tempo de jogo, para ser mais honesto, logo nos primeiros minutos de bola rolando no estádio Anacleto Campanella, o Corinthians que não teve Carlistos Tevez, Gustavo Nery, Ricardinho e Roger (ainda em recuperação) partiu logo para cima e fez uma marcação pressão no campo dos donos da casa. Gustavo, Thiago e Claudecir não conseguiam sair com qualidade da defesa e chegar com perigo ao ataque.

O que se viu então foi um típico treino de ataque contra defesa, onde o ataque corintiano massacrava a defesa alvinegra. E diante deste quadro desfavorável, o gol alvinegro não tardou a sair. Depois de perder algumas chances, o Corinthians balançou as redes aos 31 minutos. Marcelo Mattos enfiou excelente bola para o Rafael Moura, substituto de Carlitos. O centroavante dominou e tentou encobrir o grandalhão Sílvio Luiz com um toque displicente. A bola então bateu no peito do goleiro e voltou para o próprio Rafael, que resolveu chutar forte para desta vez conseguir marcar o gol. Na comemoração ele imitou o gesto de He-Man – personagem de desenho animado dos anos 80 ao qual é comparado.

No segundo tempo, com a entrada de Dimba no lugar do jovem atacante Anderson, o técnico Nelsinho Baptista conseguiu reverter a situação da sua equipe dentro de campo. De dominado, o Azulão passou a ser o dominador das ações dentro de campo. A pressão, que era forte, resultou no gol de empate logo nos primeiros minutos. Após cobrança de escanteio da direita e um verdadeiro bate-rebate de bola e de 'canelas' dentro da pequena área, o já 'talismã' Dimba empurrou para o fundo das redes.

O jogo então ganhou em emoção. No entanto, o São Caetano continuava melhor na partida, já que o empate para o clube do Parque São Jorge significava a liderança da competição. Alguns problemas fora de bola, como entre o zagueiro Thiago e o atacante Nilmar, deram um tempero extra ao jogo. O Timão, mesmo parecendo desinteressado, levou algumas vezes perigo à meta de Sílvio Luiz.

Porém, quando o empate estava certo e parecia satisfazer as duas equipes, a estrela de Márcio Richards brilhou muito forte. Quando o árbitro Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza se preparava para apontar o centro do gramada e dar por encerrado o jogo, o jovem e desconhecido Leandro Lima driblou o zagueiro Marinho e bateu colocado, no ângulo esquerdo do goleiro Marcelo. Ele ainda voou na bola, mas conseguiu segurá-la apenas quando foi buscá-la no fundo das redes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;