Política Titulo
PCdoB de Mauá quer tirar Betão do PSB
Paula Cabrera
Do Diário do Grande ABC
04/06/2009 | 07:54
Compartilhar notícia


Depois de convidar a deputada estadual Vanessa Damo (PV) e cogitar a entrada do ex-tucano Diniz Lopes na legenda, o PCdoB de Mauá anunciou a intenção de angariar dois outros nomes: o vereador Alberto Betão Pereira Justino e o candidato derrotado à Prefeitura de Mauá Chiquinho do Zaíra (veja reportagem abaixo), ambos do PSB. O parlamentar não foi encontrado para comentar a questão.

Segundo a direção do partido comunista, Betão despontaria como o favorito para concorrer ao cargo de deputado estadual.

A presidente do diretório municipal, Célia Montresol, afirma que o partido quer formar uma base sólida para disputar a eleição de 2010. "Estamos buscando vários nomes fortes, que traçam um novo horizonte para o partido", atesta.

Carlos Aparecido dos Santos, o Lorão, diretor de relações sindicais do PCdoB, explica que Betão - único integrante do PSB que se mantém firme na oposição ao prefeito Oswaldo dias (PT) na Câmara - tem o perfil necessário para ingressar na chapa. "Ele é um grande vereador e tem uma fatia importante do eleitorado que queremos atingir. É o candidato natural para deputado."

Segundo Lorão, as negociações com Betão estão avançadas. "Conversaríamos com a executiva na terça-feira, mas ele tem sessão da Câmara, definiremos outra data amanhã (hoje), mas tem grandes chances de ele integrar nossa legenda. Está praticamente certo."

O presidente do PSB de Mauá , Carlos Wilson Tomaz, contesta a possível saída de Betão. "Vereador hoje só pode sair do partido um ano antes das eleições, no caso dele apenas em 2011. Qualquer filiado pode pedir seu mandato, caso ele saia."

Tomaz alerta, no entanto, que isso não impediria Betão de buscar uma brecha na lei. "Há alguns entendimentos que afirmam que, se o vereador sair para deputado, pode abrir uma janela para continuar com o mandato, porque é uma eleição do mesmo perfil. Mas Betão está comprometido com o PSB. Não acredito que ele tenha a intenção de sair."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;