Memória Titulo Coluna
Paranapiacaba. O Serrano excursiona. E a Vila se cuida.

Caminho do Mens, esquina com a Rua Direita: aqui estão duas construções exemplares da vila ferroviária, as ruínas da sede do Clube Atlético Serrano e uma das tantas casas restauradas no aguardo de licitação

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
16/03/2022 | 00:02
Compartilhar notícia


Caía a neblina na visita que fizemos, em 4 de março, a Paranapiacaba, levados pelo secretário do Meio Ambiente da Prefeitura, Fábio Picarelli. 

Chegamos à antiga sede do Serrano. O prédio não será restaurado ou reformado. Ganhará a segurança necessária para visitação, mas será mantido como está. Uma forma de mostrar o estado a que chegaram tantas outras edificações locais.

Se o Coliseu, em Roma, é mantido em ruínas, por que mexer na velha sede do Serrano agora que a vila ganhará o seu memorial esportivo ao lado do mais antigo campo de futebol do Brasil?

Mas não é o que ocorre com a maioria das demais casas de Paranapiacaba. Um exemplo é o imóvel defronte às ruínas da velha sede do Serrano, tão bem revitalizada que ganhou um elogio dos moradores: “ficou da hora” – daí o relógio colocado numa de suas portas por um vizinho espirituoso.

As construções recuperadas estão sendo postas em licitação. Interessados em ocupa-las – para residência, comércio ou ocupação mista – poderão fazê-lo. Uma forma de preservar cada imóvel.

O SERRANO

O Serrano é o mais antigo clube de futebol de Santo André e Grande ABC. Data de 3 de dezembro de 1903 e seus primeiros jogos foram frente às primeiras equipes de São Paulo e Santos, já que não havia outras na região.

A sede do Serrano se destacou por ser uma edificação de alvenaria na vila ferroviária – a maioria das casas é de madeira. Possuía um salão social e saletas para atividades diversas.

Em 1936, houve a fusão do Serrano com a Sociedade Lyra da Serra. A antiga sede do Serrano passou a ser utilizada para outros fins. Chegou a ser pensão, que servia refeições ais trabalhadores.

FUTEBOL

Gerações de jogadores defenderam o Serrano. E João Ricieri Toledo, um de seus antigos jogadores, guardou uma foto do time, descoberta pelo pesquisador Pedro Cordeiro, de Ribeirão Pires. Era julho de 1960 e o Serrano excursionava em Campo Limpo Paulista.


Divulgação: Pedro Manoel Cordeiro

VAI TER JOGO. O Serrano em Campo Limpo Paulista. Ricieri (o goleiro), Hélio, Ditão, Caio, Adilson, Humberto e Sr. Albino; no ataque: Salinho, Beda, Chupeta, Carilo, Veiguinha e Colombo


Projeto Memória

DUAS CONSTRUÇÕES. Ruínas da antiga sede do Serrano e o imóvel “da hora” restaurado: ganha Paranapiacaba fisionomia mais organizada com objetivo duplo voltado à preservação histórica e à atração turística 

DIÁRIO HÁ MEIO SÉCULO

Quinta-feira, 16 de março de 1972 – Ano 14, edição 1793

MAUÁ – De uma entrevista do prefeito Américo Perrella:

- Não acredito, não aceito o que vem sendo dito, que Mauá é a terceira cidade do mundo em poluição do ar.

- A cidade conta com áreas suficientes para receber novas indústrias e planos viários estão em estudo para o atendimento da produção.

EM 16 DE MARÇO DE...

1902 – Do correspondente do Estadão em Ribeirão Pires: um missionário da Congregação do Orfanato Cristóvão Colombo participa das santas missões e administra a crisma dentro das festividades em louvor a São José.

1917 - A revolução na Rússia. Do noticiário do Estadão: vitória do partido popular apoiado pelo exército. Abdicação do czar.

1922 – Professora Hermínia Page nomeada para a escola mista distrital do bairro da capela de Santo Antonio, em São Bernardo. Substituí a professora Isabel Grisolla.

NOTA – Trata-se do atual bairro dos Casa.

1927 – Walter Braido nasce em São Caetano. Por três vezes foi prefeito da cidade.

1987 – Toma posse o novo governador de São Paulo, Orestes Quércia, e os novos deputados. O Grande ABC passa a ter 12 parlamentares: quatro na Câmara Federal e oito na Assembleia Legislativa.

1997 – Dr. Edson Danilo Dotto falece em São Paulo. Jornalista, publicitário, advogado. Pensou e idealizou o semanário ‘News Seller’, transformando-o no ‘Diário do Grande ABC’.

MUNICÍPIOS BRASILEIROS

- No Estado de São Paulo, hoje é o aniversário de Guareí e São Sebastião.

- Pelo Brasil: em Santa Catarina, Catanduvas; em Minas Gerais, Manhumirim, Ouro Fino e Santa Maria do Suaçuí; no Rio de Janeiro, Petrópolis; e em Alagoas, Pilar e Quebrangulo.

SANTOS DO DIA

- Abraão Kidunaia

- Heriberto




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;