Setecidades Titulo Campanha
Ribeirão Pires faz busca ativa por pacientes com tuberculose
Da Redação
Do Diário do Grande ABC
16/03/2022 | 00:01
Compartilhar notícia


A Prefeitura de Ribeirão Pires iniciou ontem a busca ativa por casos de tuberculose. A campanha, promovida pelo SAE (Serviço de Atenção Especializada), é denominada Sintomáticos Respiratórios Fase 1 e tem por objetivo diagnosticar precocemente a doença por meio do exame e evitar sua transmissão. A iniciativa vai funcionar até o dia 29. 

A coordenadora do SAE, Nanci Garrido, detalha o perfil da campanha. “Nossa atenção será voltada especialmente às pessoas que apresentem tosse há mais de duas semanas e outros sintomas como febre no fim da tarde, sudorese noturna e emagrecimento”, comentou. Ainda segundo ela, neste caso, a pessoa deve procurar a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de sua residência para avaliação e exames. 

Após identificados pela Prefeitura, os pacientes vão colher o exame de baciloscopia (escarro), para diagnóstico e, se necessário, realizar raio-X do pulmão e seguir avaliação clínica.

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e sistemas. A doença é causada pelo Mycobacterium Tuberculosis ou bacilo de Koch. A enfermidade é transmitida de pessoa para pessoa ao espirrar ou tossir, quando o indivíduo expele bacilo nas pequenas gotas de saliva e podem ser aspiradas por outra pessoa. O tratamento é feito por seis meses ou mais, diariamente sem interrupções. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;