Política Titulo No Palácio
Santo André terá R$ 25 milhões para revitalizar a Av.dos Estados

Convênio formalizado ontem com o governo estadual vai garantir a verba para intervenções

Daniel Tossato
Do Diário do Grande ABC
24/02/2022 | 00:01
Compartilhar notícia
André Henriques/ DGABC


O prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), e o vice-governador do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), firmaram convênio no valor de R$ 25 milhões para realizar melhorias na Avenida dos Estados, em trechos da via que cortam o município. O acordo foi fechado no começo da tarde de ontem, no Palácio dos Bandeirantes, em encontro do qual participou também o secretário da Fazenda e Planejamento do Estado, Henrique Meirelles.

De acordo com Paulo Serra, as obras devem ser iniciadas em 30 dias, com entrega prevista para o fim do ano. Com as melhorias na via, uma das principais ligações da região com a Capital, o prefeito acredita que aumentam as chances de investimentos privados na cidade.

“A gente (Santo André) tem atraído novos investimentos para a Avenida dos Estados, que faz um elo importante entre o Porto de Santos e o Rodoanel. Já temos lá o grupo Coca-Cola Femsa, o parque tecnológico da Rhodia, um grande investimento da MBigucci, com o maior condomínio de galpões da região. E esperamos que a complementação desta obra (Avenida dos Estados) vai ajudar a atrair ainda mais”, avaliou o prefeito. Ele ainda revelou que deverá receber mais três grupos com grande poderio econômico nos próximos seis meses, mas não deu detalhes.

As intervenções na Avenida dos Estados deverão modificar completamente a paisagem da via. Entre as melhorias, recapeamento, obras de drenagem e também no paisagismo. Ao todo, nove quilômetros deverão passar por remodelação, e as intervenções serão executadas em extensão de 4,2 quilômetros, no sentido Mauá, e de 5,4 quilômetros na direção de São Caetano. O pleito de restauração do trecho que passa em Santo André era uma das prioridades da gestão Paulo Serra.

O vice-governador Rodrigo Garcia declarou que as articulações para o contrato ser firmado foram iniciadas no ano passado, mas o andamento foi impactado pelo recrudescimento da pandemia de Covid-19. O panorama, entretanto, mudou no segundo semestre de 2021, quando o surto da doença começou a arrefecer.

“Nesse meio-tempo o (Paulo) Serra fez a revitalização da parte que a Prefeitura tinha capacidade de mexer. E no fim do ano passado voltamos a colocar esse convênio em pauta. Com o orçamento de 2022, o governo passou a fazer as tratativas do convênio. E vamos concluir até o fim do ano”, declarou Rodrigo Garcia.

As obras de recapeamento serão finalizadas em todo o trecho da Avenida dos Estados que compreende o município de Santo André, com exceção de um pequeno trecho de aproximadamente 500 metros na região da rotatória do bairro Santa Teresinha, onde foram iniciadas no início do mês as intervenções do Complexo Viário e Parque Urbano Santa Teresinha, que contará com novos viadutos.

O Complexo Viário e Parque Urbano Santa Teresinha será a maior intervenção viária das últimas décadas realizada na cidade. O projeto prevê a criação de alças elevadas, que vão eliminar os cruzamentos da Avenida dos Estados, além de quatro novas pontes e três viadutos, melhorando a fluidez do tráfego na região. Uma das pontes será em estrutura metálica, voltada ao uso exclusivo de pedestres e ciclistas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;