Setecidades Titulo Reconhecimento
Hospital Universitário de São Bernardo recebe certificado pelas boas práticas na gestão

Unidade hospitalar atinge nível de qualidade de excelência, de acordo com critérios do IQG

Por Da Redação
Do Diário do Grande ABC
23/02/2022 | 05:21
Compartilhar notícia
Divulgação


O Hospital Municipal Universitário de São Bernardo, no Rudge Ramos, recebeu ontem o certificado nacional pelas boas práticas de gestão. A avaliação foi feita pelo IQG (Instituto Qualisa de Gestão), que emitiu a Acreditação no Nível de Excelência, segundo o método da ONA (Organização Nacional de Acreditação).

Para o diretor da unidade de saúde, Rodolfo Strufaldi, “o hospital se consolidou ao longo de 22 anos de existência como instituição de excelência na assistência materno infantil na região. Após a incorporação do Caism (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher) como unidade ambulatorial de referência entre a rede de atenção básica do município como parte da unidade hospitalar, a assistência do pré-natal de alto risco e das especialidades ginecológicas, houve, sem dúvida, o reconhecimento verdadeiro do HMU como a maior referência da saúde da mulher não apenas em São Bernardo, mas também em todo o Grande ABC”. 

Fundadora e CEO (diretora-executiva) do IQG, Mara Machado explica que a gestão da qualidade é um processo de melhoria do desempenho organizacional, com propósito de gerar valor para o cliente. “A acreditação é um reconhecimento da cultura interna. No caso do HMU, a responsabilidade é ainda maior. Além de ser uma instituição pública, é também um centro formador. É importante que os profissionais reconheçam em sua formação as estratégias adotadas para construir uma cultura de segurança do paciente na perspectiva dos objetivos organizacionais. A gestão da qualidade deve permear toda a instituição, envolver todos os setores e fazer parte das práticas do dia a dia”.

OUTRA PREMIAÇÃO

O CEP (Comitê de Ética em Pesquisa) do Centro Universitário FMABC (Faculdade de Medicina do ABC) conquistou o primeiro lugar no processo avaliativo de acreditação realizado pelo Conep (Comitê Nacional de Ética em Pesquisa). A certificação comprova que o comitê atende às conformidades exigidas pelo órgão nacional, como a segurança e proteção dos direitos de todos os participantes de pesquisas. 

Também participaram do processo de avaliação os comitês dos institutos A.C. Camargo, Dante Pazzanese, Hospital Albert Einstein e o Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo. 

A acreditação é ação inédita, com o objetivo de promover maior eficiência na gestão da análise ética dos protocolos de pesquisa. O processo começou em 2020 e ocorreu em três etapas distintas e sequenciais, incluindo seleção de propostas, realização de oficinas temáticas com monitoramento por parte do Conep, cursos à distância e visita in loco aos comitês.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;