Cultura & Lazer Titulo
Em formato digital, evento exibe espetáculos e vídeos e faz debates sobre o circo
Por
06/02/2022 | 08:00
Compartilhar notícia


Uma programação completa para ressaltar a importância da arte circense. Será a partir deste domingo, seguindo até dia 27, que o Itaú Cultural apresentará, de forma virtual, série de espetáculos originários de dez Estados, com nomes como Doutores da Alegria e Circo Zanni - e o público poderá conferir tudo através do YouTube, do site da instituição e da plataforma Zoom.

O evento integra a Ocupação Benjamim de Oliveira, que homenageia um dos precursores dessa arte no Brasil, reconhecido como sendo o primeiro palhaço negro a atuar no picadeiro entre o final do século 19 e o começo do 20. Com essa programação que começa agora, o circo tem seus valores artístico e histórico destacados.

Para Fernando Sampaio, um dos sócios-fundadores do Circo Zanni e palhaço com muito orgulho, essa realização é incrível, porque, mais que o evento, ele traz também a continuidade do circo, uma arte que sempre atraiu muitos preconceitos", avalia o artista. Ele ainda destaca a importância, para o setor, de ter um espaço para difundir seu trabalho. Nada mais importante do que isso", constata Sampaio.

Sampaio enfatiza a relevância de estar nessa programação, onde sua trupe apresentará espetáculo direto do picadeiro do Zanni e contará com artistas diversos de diferentes vertentes estéticas. Para nós, é a arte da paixão. Atuar é essencial para a nossa vida."

ATRAÇÕES. Entre os muitos espetáculos a serem apresentados, o evento terá a trupe Doutores da Alegria em sua abertura, às 9h, no Palco Virtual de Cênicas no YouTube, que mostra o espetáculo Aquele Momento em que? O grupo também estará no encerramento, quando participa de um bate-papo mediado por Regina Medeiros, do Itaú Cultural.

Entre as várias atividades programadas haverá a exibição de documentário e vídeos curtos, de até cinco minutos, de artistas e grupos. O público poderá conferir clássicos circenses, como toda a adrenalina do Globo da Morte, com os irmãos Tobattini, Rodrigo e Ludmila. De Pernambuco, Rithelle Alves, Circo Itinerante Alves, apresentando série de contorcionismos, e do Pará o Duo Araújo, formado por Erverton Figueiredo e Priscilla Araújo, exibem destreza com o número de chicote. Claro que os palhaços têm presença certa, com o espetáculo Pinguim e seu Piano Engarrafado, com os baianos Mestre Pinguim e Carlos Daniel. Do Sul, tem Entre Palhaços e Parafusos, da Quimera Criações Artísticas e o Grupo Signatores, além do palhaço carioca WillWill, em O Despacho. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;