Setecidades Titulo Coluna Memória
SOS Carlos Gomes. Sábado, 7 de fevereiro de 1953. E o estádio do Serrano vai sair...

Saía uma nova edição da Arte Revista (Ano I, nº 17), com a programação completa do Carlos Gomes, variedades, muita publicidade, notícias sobre o Carnaval que se aproximava e letras musicais... O comendador Carlos Manias Neto preservou todas aquelas edições, hoje um documento único a focalizar a memória de Santo André e do cinema em geral

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
07/02/2022 | 05:26
Compartilhar notícia


“A crise chegou, entrou no meu chatô, eu já não sei como a gente passa; vejam vocês que há mais de um mês que lá em casa não se faz fumaça”.

“Marcha da Fumaça”, de Peterpan e Affonso Teixeira, gravada pelo conjunto 4 Ases e um Coringa e publicada na revista do Carlos Gomes.

“Arte Revista” tinha dois diretores: Orlando Bianco e Carlos Manias Neto e contava com o patrocínio maciço do comércio andreense.

Casas Pernambucanas fazia campanha de retalhos e saldos, com descontos de até 50%. Ficava na Praça Embaixador Pedro de Toledo, o Largo da Estátua, 23. Telefone 235.

Casa Paulista, de M. Cirlina, que negociava móveis, tapetes e colchões, anunciava seu novo endereço: Rua Coronel Oliveira Lima, 241.

Padaria e Confeitaria Central, de José Anselmi, se gabava de ter a melhor pizza napolitana da cidade. Endereço: Rua Coronel Fernando Prestes, 140.

Irmãos Del Rey ocupava uma página inteira para focalizar suas duas lojas de artigos domésticos: Santo André, à Rua General Glicério, 61; São Caetano, à Rua Baraldi, 847. Nos anos seguintes abriria a filial São Bernardo, claro, na Rua Marechal Deodoro.

Santo André tinha a sua revista de variedades, com notícias locais e do cinema, focalizando artistas como Olívia de Havilland, Gina Lollobrigida e o campeão absoluto dos cinemas em Paris, “Luzes da Ribalta”, de Charlie Chaplin.

A atriz andreense Nina Neri voltava a ser focalizada, pois se aproximava a data de apresentação da peça “Chica Boa”, na Escola Júlio de Mesquita, de 10 a 13 “do corrente” (fevereiro de 1953).

NOTA – A mesma expectativa pela estreia de “Chica Boa”, em 1953, é a de agora, quando, em abril, a Prefeitura de Santo André inaugurará o novo e histórico Cine Carlos Gomes.

E atenção, boleiros brasileiros e do Grande ABC, em particular: a Prefeitura de Santo André também se prepara para uma exposição comemorativa à reinauguração do Estádio do Serrano, em Paranapiacaba, hoje o mais antigo campo de futebol do Brasil.

TRAILER. O boletim do Cine Carlos Gomes para a semana que antecedeu o Carnaval de 1953: na tela, Tambores Distantes - Crédito das fotos  - Acervo: Carlos Manias Neto


DIÁRIO HÁ MEIO SÉCULO
Domingo, 6 de fevereiro de 1972 – Ano 14, edição 1760

FUTEBOLDiário estreia empatando com o “O Dia”.

A equipe de futebol da Rádio e Jornal Diário do Grande ABC fez sua estreia ontem (5-2-1972) no I Torneio de Integração do Meio Esportivo empatando por 1 a 1 com o jornal “O Dia”. O jogo foi disputado no Parque São Jorge, estádio do Corinthians. Jogou o Diário com Agapito; Renato (Francisco), Zequinha, João e Edélcio Cândido; Ilmar, Roberto e Aylton; Josué Dias (Sebastião), Sidney e Lourival (Clovis). O gol do Diário foi marcado por Aylton.

EM 7 DE FEVEREIRO DE...

1902 – Do correspondente do Estadão em São Bernardo: permanecia vago o cargo de procurador da Câmara Municipal. O novo intendente (prefeito), Alfredo Flaquer, acumulava a função.

Felício Antonio Pedroso, ex-procurador da Câmara, apresentara relatório com o balancete de 1901 informando existir saldo positivo “de 20 e tantos contos e réis”, diferentemente do informado pela nova gestão, que acusava déficit.

A guerra política entre os liderados pelo delegado José Luiz Flaquer, que ocupavam o poder, e a oposição, liderada por Saladino Franco, prosseguia.

1917 – O médico Cristóvão da Gama exonera-se do cargo de inspetor literário de São Bernardo. Tal serviço passa a ser acumulado pelo prefeito Saladino.

NOTA – Dr. Cristóvão da Gama criaria um hospital particular em Santo André, que até hoje leva o seu nome, conforme já informado por esta página Memória.

1922 – Anúncio: Lenha, madeiras e plantas. Vendem-se no Parque Jabaquara, ponto terminal da linha de bondes. Precisa-se de lenheiros práticos para derrubadas de mata e corte de madeira e lenha.

NOTA – O local ficava a meio caminho da futura Vila Conceição, hoje Centro de Diadema.

1957 – Santo André possuía apenas dois semáforos: General Glicério x Quinze de Novembro; Senador Flaquer x Fernando Prestes. Um cruzamento perigoso, que precisava de um farol, era o da Luiz Pinto Flaquer x General Glicério. Ali, em um ano, foram registrados dez acidentes, um dos quais destruiu a fachada de um estabelecimento comercial.

MUNICÍPIOS BRASILEIROS

Hoje é o aniversário de Aratuípe, na Bahia; e Propriá, em Sergipe.

HOJE

Dia Nacional do Gráfico

Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas


SANTOS DO DIA
Eugênia Smet
Pio IX

Falecimentos 

OROPHEO DELLA COLETTA
(Piracicaba, SP, 28-1-1930 – São Caetano, 3-2-2017)

Há cinco anos, Memória noticiava a partida do Sr. Oropheo, diretor financeiro da Beneficência Portuguesa de São Caetano, além de ser sócio e conselheiro.

Santo André

Maria Gomes Arcanjo, 91. Natural de Ceará-Mirim (Rio Grande do Norte). Residia no Parque Industriário, em Santo André. Dia 2. Cemitério da Saudade, Vila Assunção.

José Luis dos Santos, 81. Natural de Portugal. Residia no Jardim Jamaica, em Santo André. Dia 2. Jardim da Colina.

Bernardete Fernandes Rosa, 76. Natural de Portugal. Residia no Parque Capuava, em Santo André. Pensionista. Dia 3. Cemitério Nossa Senhora do Carmo, Curuçá.

Antonio Manoel da Silva Filho, 70. Natural de Itajuípe (Bahia). Residia no Parque Industrial, em Santo André. Dia 3. Memorial Jardim Santo André.

São Bernardo

Maria Pires da Aparecida, 92. Natural de Dores do Turvo (Minas Gerais). Residia no bairro Rudge Ramos, em São Bernardo. Dia 28. Cemitério do Baeta.

São Caetano

Vera Lúcia das Silva Capasciuti, 74. Natural de São Paulo, Capital. Residia no Jardim São Caetano. Dia 31. Cemitério da Saudade, bairro Cerâmica.

Valdir Ruiz Citadini, 67. Natural de São Caetano. Residia no bairro São João Clímaco, em São Paulo, Capital. Dia 29. Cemitério da Saudade, bairro Cerâmica.

Carlos Adolfo Pacini, 66. Natural de São Caetano. Residia no bairro São José, em São Caetano. Dia 25, em Santo André. Cemitério da Saudade, bairro Cerâmica.

Epifânio Antonio Verniglio, 59. Natural de São Caetano. Residia na Vila Califórnia, em São Paulo. Capital. Dia 26, velado em São Caetano. Cemitério Sagrado Coração de Jesus, Camilópolis.

Diadema

Maria da Silva Oliveira, 84. Natural de Entre Folhas (Minas Gerais). Residia na Vila Nogueira, em Diadema. Dia 26. Cemitério Municipal de Diadema.

Mauá

Maria de Lurdes Silva Pereira, 74. Natural de Barreiras (Bahia). Residia no Jardim Canada, em Mauá. Dia 31, em Ribeirão Pires. Vale dos Pinheirais.

Maria Aparecida Oliveira Camargo, 71. Natural de Pouso Alegre (Minas Gerais). Residia no Jardim Itapark, em Mauá. Dia 28, em Santo André. Memorial Jardim Santo André.

Ribeirão Pires

Euclides Mariano, 67. Natural de Ribeirão Pires. Residia no bairro Soma, em Ribeirão Pires. Dia 25. Cemitério São José. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;