Política Titulo FUABC
Região busca maior integração com saúde do governo estadual

Prefeitos de Santo André, São Bernardo e São Caetano estiveram ontem com a presidente da FUABC, que faz a gestão do Mário Covas

Renan Soares
Especial para o Diário
05/02/2022 | 04:40
Compartilhar notícia
Divulgação/Fundação ABC


 Uma maior integração entre as redes de saúde dos municípios e do Estado, com o objetivo de agilizar a disponibilização de vagas para atendimentos de alta complexidade no Hospital Estadual Mário Covas, foi a principal solicitação apresentada pelos prefeitos de Santo André, Paulo Serra; de São Bernardo, Orlando Morando; e de São Caetano, José Auricchio Júnior (os três do PSDB), durante encontro com a presidente da FUABC (Fundação do ABC), Regina Maura Zetone, ontem. A instituição, criada e mantida pelas três cidades, é responsável pela gestão do equipamento hospitalar, localizado em Santo André e que atua pelo que se chama de porta fechada, ou seja, recebe pacientes encaminhados por meio da Cross (Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde).

O encontro, na sede da FUABC e que durou cerca de uma hora e 30 minutos, tinha como pauta, entre outros pontos, uma apresentação de Regina Maura sobre seus primeiros 20 dias à frente da instituição. Segundo a médica e gestora pública, os prefeitos aproveitaram a reunião para fazer a solicitação. “Eles (prefeitos) querem que nos casos de alta complexidade, e que os municípios não têm como atender, que tenha uma maior abertura, que não haja demora para se conseguir uma vaga (no Mário Covas)”, comentou. “É um pleito que será levado ao novo diretor (o infectologista Adilson Cavalcante).”

Na prestação de contas feita junto aos prefeitos, Regina Maura reforçou os compromissos de transparência e austeridade fiscal. Entre as medidas já em andamento estão a realização de auditoria independente em todos os contratos da Fundação do ABC, assim como visitas aos equipamentos de saúde, em busca da maior aproximação com os dirigentes para apoio e realização de eventuais ajustes.

Com praticamente três semanas na presidência da Fundação, a gestora toma posse oficial no próximo dia 10. Disse que ainda segue se inteirando sobre o funcionamento da instituição, e que pretende realizar mensalmente as reuniões quadripartite. “Estamos nos aproximando dos dirigentes das unidades de saúde, assim como do governo do Estado, dos prefeitos e secretários de Saúde parceiros da FUABC. Vamos manter uma gestão ativa dos contratos, apoiando os nossos colaboradores na ponta e entendendo verdadeiramente as demandas do poder público na aplicação das políticas de saúde”, comentou.

Prefeito de Santo André e presidente do Consórcio Intermunicipal, Paulo Serra elogiou a iniciativa da presidente da instituição, indicada pelo município para assumir o posto. “Foi a primeira reunião de prestação de contas com a nova presidente. Ficamos satisfeitos com a iniciativa, que traz transparência, e com a pauta, que indica uma maior integração e participação das cidades nos equipamentos de saúde do Grande ABC”, apontou. 

José Auricchio Júnior não comentou sobre os assuntos tratados na reunião, mas afirmou que a FUABC é “fundamental” para o funcionamento da área da saúde na região. “É uma grande parceria estratégica para a gestão dos equipamentos públicos de saúde das nossas cidades”. A Fundação possui mais de 26 mil funcionários e um orçamento de R$ 3 bilhões aprovado para 2022. Segundo dados da instituição, são realizados 5 milhões de consultas e atendimentos, além de 68 mil cirurgias, 83,5 mil internações e 12,6 milhões de exames por ano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;