Setecidades Titulo Coluna Memória
A gasolina que vence a Serra. Uma história de 70 anos. Sob a terra, Santos a Utinga.

Em janeiro de 1952 a Estrada de Ferro Santos a Jundiaí dava por concluído o sistema de oleoduto Serra do Mar acima na condução de combustíveis entre Litoral e Planalto

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
05/02/2022 | 05:30
Compartilhar notícia


Concluía-se uma obra de 40 quilômetros de tubulações, do gênero, a primeira no Brasil. Todo o abastecimento de gasolina e óleo diesel destinado ao Estado de São Paulo e regiões vizinhas passava a ser feito pelo oleoduto até o Terminal Utinga.

Ao mesmo tempo em que concluía as obras do oleoduto, a EFSJ entregava o posto de carregamento de caminhões-tanque em Utinga.

Até 1952, o transporte de combustíveis no trecho da Serra era feito por trem ou caminhões. Com o oleoduto, aliviava-se um transporte incômodo e oneroso. Ao trem destinavam-se outras mercadorias – como curiosidade, vagões chegaram a transportar tijolos e pedras produzidos em Ribeirão Pires, ou para Santos, ou para a Capital.

Em 1952, Utinga passava a receber, via oleoduto, 2.500 toneladas de gasolina/dia, mesmo que em fase ainda experimental.

INTERLIGAÇÃO. Terminal da Petrobras na Avenida dos Estados, entre São Caetano e Utinga; e a implantação do sistema de oleoduto pela EFSJ: sistema vence a Serra do Mar e cruza áreas urbanas do Grande ABC

Crédito da foto 1 – Nario Barbosa/Banco de Dados – 3-5-2019
Crédito da foto 2 – Blog: Novo Milênio: Histórias e Lendas de Cubatão

E quiseram prender esta cantora...
Texto: Milton Parron

No programa “Memória” que irá ao ar neste final de semana, todo destaque será para a saudosa Carmelita Madriaga, fluminense de Trajano de Moraes, nascida em 1920 tendo falecido no Rio de Janeiro em 2007.

Uma das grandes intérpretes da MPB, colecionadora de sucessos memoráveis nas décadas de 40, 50 e 60, como artista se apresentava com o nome de Carmen Costa.

“Está Chegando a Hora”, “Obsessão”, “Cachaça”, “Tem Nego Bebo Aí”, “Jarro da Saudade”, “Só Vendo que Beleza”, “Casinha da Marambaia”, “Na Paz de Deus” são algumas das dezenas de músicas por ela gravadas e que permanecem na memória das pessoas.

A entrevista com Carmen Costa foi realizada em 1999 para o programa “Memória”, onde ela rememora episódios tão dramáticos quanto, outros, muito divertidos incluindo a absurda acusação que sofreu, até com ameaça de prisão, por parte do ministro Jair Soares, da Previdência Social, no governo João Batista Figueiredo.

O Brasil inteiro conhecia Carmen Costa desde os anos 30 quando começou a gravar discos, participar de alguns filmes e fazer shows por todo o território nacional. Mesmo assim, a estupidez dos burocratas do INSS a acusou, em 1980, com quase 50 anos de carreira, de estar fraudando documentos para requerer sua aposentadoria, que em 1999, ocasião da entrevista, era de um salário mínimo.

Tudo isso, mais as suas músicas, vocês terão no Carmen Costa especial desta audição de “Memória”.

DIÁRIO HÁ MEIO SÉCULO
Sábado, 5 de fevereiro de 1972 – Ano 14, edição 1759

ESPECIAL – Cremalheira substitui cabos.
Dentro de pouco tempo, possivelmente em princípios de 1973, os trens que sobem a Serra do Mar pendurados em cabos de aço, ficarão apenas como atrativo turístico.
A cremalheira vai substituir o sistema de locobreques. Em via paralela, locomotivas especiais, importadas do Japão, vencerão o percurso, com suas rodas dentadas que penetrarão nos vãos das barras de ferro, permitindo total segurança.


EM 5 DE FEVEREIRO DE...

1917 – O prefeito Washington Luiz, de São Paulo, acusa o recebimento de carta do prefeito Saladino Cardoso Franco, informando sobre sua reeleição a prefeito de São Bernardo.

1922 – Eleito o novo papa: Achilles Ratti, o papa Pio XI.

1957 – Criada a Escola Visconde de Mauá, o “Viscondão” (lei estadual nº 3818).
NOTA – Trata-se da atual EE Professora Terezinha Sartori, nome dado pelo Estado em 1977.

1967 - Instalada a Paróquia de Nossa Senhora do Rosário e de Santa Luzia, em Vila Luzita, Santo André. Inaugurava-se a casa paroquial e era dada posse ao primeiro pároco, padre João Costa Rego.

Fundada a Sociedade Amigos de Vila América, em Mauá.


Hoje
Dia do Datiloscopista. Data criada pelo decreto federal nº 52.871, de 20 de novembro de 1963.

SANTAS DO DIA
Adelaide de Villich
Águeda ou Ágata

MUNICÍPIOS BRASILEIROS
Aniversariantes do dia: em Minas Gerais, Alvinópolis e Nova Lima; no Ceará, Amontada, Forquilha, Itarema, Massapê, Milhã, Paraipaba, Umirim e Varjota; no Mato Grosso, Arenápolis e Nortelândia; no Paraná, Colombo; em Sergipe, Gracho Cardoso; e no Piauí, Jerumenha.

Falecimentos 

Santo André

Nair Rossi Tiago, 93. Natural de São Paulo, Capital. Residia na Vila Curuçá, em Santo André. Dia 29. Cemitério Sagrado Coração de Jesus, Camilópolis.

Eduardo de Paula Souza, 93. Natural de São Paulo, Capital. Residia na Vila Metalúrgica, Utinga, em Santo André. Dia 29. Cemitério Sagrado Coração de Jesus, Camilópolis.

São Bernardo

Clara Eleodora Martins, 94. Natural de Rio Branco do Sul (Paraná). Residia no Parque Botujuru, em São Bernardo. Dia 27. Cemitério dos Casa.

Palmira Cipriano dos Santos, 93. Natural de Serra Negra (São Paulo). Residia no bairro Rudge Ramos, em São Bernardo. Dia 21. Cemitério de Vila Euclides.

São Caetano

Maria Alves Vieira, 84. Natural de Cajazeiras (Paraíba). Residia no bairro Nova Gerty, em São Caetano. Dia 30. Cemitério da Saudade, bairro Cerâmica.

Thereza Pinto dos Santos Abreu, 84. Natural de Campinas (São Paulo). Residia no bairro Osvaldo Cruz, em São Caetano. Dia 27. Cemitério da Saudade, bairro Cerâmica.

Diadema

Isabel Gama da Silva, 84. Natural de Senhor do Bonfim (Bahia). Residia no bairro Conceição, em Diadema. Dia 27, em São Bernardo. Memorial Jardim Santo André.

Nilda Moreira Campos, 84. Natural de São Paulo, Capital. Residia no bairro Taboão. Dia 29. Cemitério Municipal de Diadema.

Mauá

Maria Fabiana Matias, 85. Natural de Paula Cândido (Minas Gerais). Residia na Vila Suíça, em Santo André. Dia 28, em Santo André. Vale dos Pinheirais.

Joaninha Rita de Jesus, 76. Natural de Dores do Turvo (Minas Gerais). Residia na Vila São Francisco, em Mauá. Dia 29, em São Bernardo. Cemitério Santa Lídia.

Ribeirão Pires
Maria do Carmo Ferreira Silva, 89. Natural de Alagoa Grande (Paraíba). Residia no bairro Barro Branco, em Ribeirão Pires. Dia 30. Cemitério São José.

João de Souza Santiago, 82. Natural de Santos (São Paulo). Residia no bairro Santa Luzia, em Ribeirão Pires. Dia 30. Cemitério São José. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;