Internacional Titulo
Facçoes da seita apocalíptica de Uganda serao proibidas
Do Diário do Grande ABC
21/03/2000 | 12:35
Compartilhar notícia


Todas as facçoes da seita ``Restauraçao dos Dez Mandamentos de Deus', que teve entre 400 e 600 adeptos mortos em um suicídio coletivo na sexta-feira passada, em Kanungu (no sudoeste de Uganda), vao ser localizadas e proibidas, anunciou nesta terça-feira o chefe polícia da regiao sudoeste de Uganda, Stephen Okwalinga.

``Havia outras facçoes no sudoeste e também em Kampala, de maneira que enviamos ordens para todos os chefes de polícia para nos assegurarmos se realmente existem e estao ou nao operacionais.'

``Se este for o caso, a polícia deve acabar com suas atividades. Temos de desmantelar estes grupos', precisou o oficial.

A seita, fundada e dirigida pelo guru Jospeh Kibwitere - cujo destino ainda se ignora, pois nao há certeza que tenha cometido suicídio junto com seus seguidores - poderia contar com até quatro mil adeptos em todo o país, segundo o ministro do Interior, Edward Rugumayo.

Entre as vítimas de Kanungu figuram quatro oficiais de polícia, indicaram as autoridades. Dois deles haviam sido depostos de seus cargos por doença mental e os outros dois suspensos por motivos de disciplina, indicou o porta-voz da polícia nacional, Eric Naigambi.

Os adeptos da seita que se suicidarm na sexta-feira acreditavam na vinda de uma nova era sem sofrimentos, ao final do ano 2000.

Os adeptos consideravam que sua tarefa era ``avisar ao mundo inteiro de que era preciso se preparar para o próximo fim da atual geraçao', segundo um informe sobre a seita, registrada em 1987 pelas autoridades ugandesas como organizaçao sem fins lucrativos.

``O mundo deve preparar-se para entrar no primeiro ano da nova geraçao. Depois do ano 2000, a geraçao de pessoas vai habitar uma nova Terra, na qual o sofrimento e a pena nao existirao', afirma o informe, do qual trechos foram citados esta segunda-feira pelo ministro do Interior.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;