Fechar
Publicidade

Sábado, 22 de Janeiro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

Labraço 4nasa. Mas podem me chamar de Zelão


Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC

06/11/2021 | 00:01


Hoje é o aniversário do engenheiro José Roberto Fornazza, o Zelão, integrante do Memofut (Grupo Literatura e Memória de Futebol), um grande contador de histórias e que por causa dos estrangeiros com quem trabalhava, e que não acertavam o seu nome, resolveu adotar como assinatura eletrônica o diferencial ‘1abraço 4nasa’ – e todos passaram a acertar na pronúncia.

Depoimento: 
José Roberto Fornazza

Nasci e cresci numa vila operária, a Vila Scavone, onde se jogava bola de manhã e de tarde, e nos piores campos possíveis, grama zero!

O primeiro jogo de futebol que me lembro de ter assistido foi na base do televizinho, a final do campeonato de 1957, entre São Paulo e Corinthians.

O campo do Nacional (ex-SPR) ficava perto de casa, e era para lá que eu ia jogar e assistir aos jogos amadores, e depois do Ipiranga (Terceira Divisão) e Promeca (Terceira também).

Joguei futebol dos oito aos 56 anos, sempre mal. Comecei como um ponta-esquerda veloz, mas sem técnica, e terminei a carreira como um esforçado lateral. No máximo joguei em alguns times de várzea.

PÃO VÉIO
Quando conheci o Memofut, foi como juntar a fome com a vontade de comer. Apesar de praticar e acompanhar futebol há muitos anos, foi só a partir desse momento que percebi o quão importante o futebol foi – e é – para o entendimento das mudanças na sociedade e no modo de vida. 

Confesso que não me interesso muito pelas estatísticas do futebol – tem muita gente boa que cuida disso. Eu me dedico mais ao que acontece no entorno do jogo, nas atitudes, nas mudanças de hábitos. 

Um exemplo disso é acompanhar no tempo como os jogadores se chamavam: seus apelidos divertidos no passado, até chegar aos nomes pomposos ou complicados de hoje. 

Cinquenta anos atrás, um zagueiro tinha o apelido de ‘Pão Véio’. Assim mesmo. Algo impossível nos dias de hoje, tempos de ‘Rycharlisson’ e por aí vai.

PAIXÕES FUTEBOLÍSTICAS
Eu e meu pai somos palmeirenses. Minha mãe e meus dois irmãos, corintianos. Imagina como era a casa dos 4nasa num dia de derby. Mas o meu primeiro time é o Paulista. 

TÚNEL DO TEMPO

Talvez o único evento em que eu gostaria de ter estado seria a final da Copa de 1950. Pelo impacto que aquele dia teve no povo. São reações que gostaria de ter presenciado.

Penso mais no futuro, pois é onde vou passar o resto de minha vida. Gostaria de estar por aqui daqui a cem anos, para ver o que os futurólogos acertaram (provavelmente muito pouco) ou erraram de longe.

GRANDE ABC

O primeiro jogo com times do ABC que vi foi Promeca x Cerâmica São Caetano, creio que em 1963, pela Terceira Divisão. Jamais imaginei que um dia iria conhecer o filho do massagista do Cerâmica, o Luiz Romano.

Quando comecei a acompanhar o Paulista, tinha o perigoso Irmãos Romano, de São Bernardo. Por vários anos Paulista e Irmãos Romano disputavam o ultimo lugar da chave, para ver quem ia disputar o ‘rebolo’ do rebaixamento. No fim escapavam.

Recordo jogos do Saad, do Aliança de São Bernardo (um bom time) e do Santo Andre, que venceu o Paulista no acesso, em 1981. 

O primeiro jogo do São Caetano que vi foi na Rua Javari, pela Terceira Divisão de 1995, empate de 1x1. Nesse ano, o Paulista subiu pra Segunda Divisão, e o São Caetano escapou de ser rebaixado para a Quarta.

Poucos anos depois, o São Caetano estaria disputando final de campeonato brasileiro e da Libertadores. 

MEMOFUT

Eu, o Max (Max Gehringer) e o Doutor Danilo (Danilo Panizza) tínhamos o hábito de tomar um ‘café com bobagens’ periodicamente, para colocar os assuntos em dia. O Max já frequentava o Memofut, e nos convidou. Deu no que deu. Desde 2012 posso contar nos dedos de uma mão as reuniões que perdi. 

O Memofut é um ambiente formidável, de extremo respeito entre os membros. São pessoas inteligentes, das mais variadas profissões, idades e interesses. Mas com um amor pelo futebol que supera tudo. E o nível de conhecimento da história do futebol é fantástico. 

Eu costumo brincar que, se você disser que Linense e XV de Jau, pela Segunda Divisão de 1951, foi 2 x 2, tenha certeza do que está dizendo. Se o resultado não foi esse, alguém presente vai te corrigir.

ÍDOLOS

Sou da privilegiada geração que viu Pelé jogar. Tinha o Ademir da Guia e o Rivelino. Quando o jogador é craque, não importa pra que time joga. Você o admira da mesma forma. 

Gerson, primeiro no Botafogo, e depois no São Paulo, era notável. Punha a bola onde queria. A inteligência de Tostão, que não parecia um atleta mas navegava com classe no meio de zagas terríveis.Mais recentes, Zico, um jogador completo, e Romário, ninguém se colocava melhor que ele dentro da grande área.

PADRINHO

Tenho orgulho de ser o responsável por apresentar o Memofut para o Manoel D´Avila e o José Moraes de Oliveira, meus amigos e ex-colegas de trabalho na Unilever.

Todos os participantes do Memofut são especiais, mas ressalto os "pais fundadores": o infatigável trabalho de coordenação do Alexandre (Alexandre Andolpho Silva), a nobreza de Mestre Domingos D´Angelo, alvo preferido de nossas brincadeiras, mas que as tira de letra, e o estudioso Gustavo Longhi de Carvalho, simplesmente um exemplo para todos nós.

LEMBRANÇAS

A final da Copa de 1970, o memorável Paulista 3x0 Barretos em 1968 que nos deu o acesso e a libertação de uma maldição de 20 anos de fila, e a final do Campeonato Paulista de 1993, vitória do Palmeiras em cima do Corinthians, também encerrando uma longa fila.

<EM>Mas nada se compara em tensão e alegria ao nascimento de meus filhos. Tudo o mais é secundário.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;