Política Titulo
Covas critica ACM por se envolver em briga de ministros
Por Do Diário do Grande ABC
29/05/1999 | 11:56
Compartilhar notícia


O governador de Sao Paulo, Mário Covas (PSDB), criticou a intervençao do presidente do Senado, Antonio Carlos Magalhaes (PFL-BA), nas discussoes entre os ministros da Previdência, Waldeck Ornélas (PFL), e da Saúde, José Serra (PSDB). "Nao cabe ao presidente do Senado se envolver na discussao", afirmou Covas. "O árbitro, neste caso, é só o presidente da República", disse o governador, que participou na manha deste sábado da ampliaçao do Projeto Qualis, na zona leste.

O desentendimento entre os ministros Ornélas e Serra foi provocado pela Lei 9.732, que redefiniu o conceito de entidades filantrópicas. O ministro da Saúde chamou o da Previdência de "sádico" em razao do fim da isençao de contribuiçoes previdenciárias à entidades filantrópicas. Ornélas rebateu as acusaçoes chamando Serra de "patrono da pilantropia". Nesta sexta, ACM tomou a defesa de Ornélas, seu afilhado político, e disse que o ministro da Saúde "nao cumpre as diretrizes do presidente da República".

Na opiniao de Covas, Serra deveria ter sido consultado sobre o fim da isençao. "O ministro fez uma declaraçao a respeito dos hospitais, o que tem a ver com a sua área", avaliou o governador. Nesta semana, Ornélas enviou fax a Serra solicitando a relaçao dos hospitais correspondentes aos 2,5 mil leitos que o Sistema Unico de Saúde (SUS) estaria perdendo por conta da filantropia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;