Setecidades Titulo Momento Saúde
Infarto do miocárdio
Por Dr. Thiago Líbano
29/09/2021 | 00:01
Compartilhar notícia


1. Hoje, 29 de setembro, é celebrado o Dia Mundial do Coração. Qual a importância da data?

Essa data serve para lembrar a população da importância dos cuidados cardiológicos. A maior causa de morte no Brasil e no mundo é o infarto agudo do miocárdio e a doença mais prevalente é a hipertensão arterial sistêmica. Precisamos sempre estar atentos à prevenção e ao diagnóstico precoce.

2. A pandemia fez com que pessoas com doenças crônicas, como as cardiovasculares, se cuidassem menos. Isso acarretou um aumento no número de óbitos. Que mensagem você passaria para esses pacientes?

O receio de procurar um hospital ou um consultório médico durante a pandemia é compreensível, porém as doenças não aguardam a pandemia acabar. Desde o último ano as pessoas estão mais sedentárias e com um nível de estresse mais acentuado. É imprescindível continuar o acompanhamento médico e não deixar de procurar o pronto atendimento caso apresente algum sintoma. As unidades da Rede D'Or São Luiz seguem todos os protocolos de segurança para a Covid-19 e observam um fluxo segregado tanto no atendimento ambulatorial quanto no pronto atendimento. 

3. O infarto agudo do miocárdio é uma das principais causas de morte entre as doenças cardiovasculares. Poderia explicar o que é o infarto do miocárdio e como ele ocorre?

O infarto agudo do miocárdio ocorre por algumas causas, basicamente por uma obstrução da passagem do sangue nas artérias que irrigam o músculo cardíaco. Não chegando sangue, não chega oxigênio e as células cardíacas morrem.

4. Quais os principais sintomas que servem de alerta para alguém procurar ajuda médica?

Dor no peito é o principal sintoma, mas também pode vir acompanhada de falta de ar, náuseas, vômitos, palpitações e tontura.

5. O que os hospitais da Rede D'Or São Luiz no ABC oferecem para o diagnóstico e tratamento desses casos?

Todos os nossos hospitais do ABC possuem uma linha de cuidado cardiológico que se inicia no pronto atendimento e segue pela internação, procedimentos e cuidados pós alta com seguimento nos nossos centros médicos cardiológicos. Possuímos o que existe de mais moderno em cardiologia para melhor diagnóstico e tratamento dos nossos clientes. Além de subespecialidades cardiológicas como arritmia, valvopatias, insuficiência cardíaca e todas as demais.

6. Quais os fatores de risco para alguém ter um infarto? Dá para prevenir o problema?

Hipertensão arterial sistêmica, dislipidemia, obesidade, diabetes mellitus, tabagismo e antecedente familiar de doença coronariana precoce. Esses são os principais fatores de risco. Podem ser prevenidos e tratados com mudança de estilo de vida, medicações e com a realização de exames de rotina.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;