Tecnologia Titulo
Novas chamadas em grupo no WhatsApp: o que você precisa saber sobre segurança
Por Da Redação
Do 33Giga
12/08/2021 | 09:48
Compartilhar notícia


As chamadas em grupo do WhatsApp (e em outra plataformas) se tornaram populares durante os períodos de distanciamento social. Com possibilidades que vão desde compartilhamento de tela até edição colaborativa de documentos, esses recursos facilitaram a vida das pessoas.

Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, escreva para  e suas questões podem ser respondidas

Neste contexto, o aplicativo de bate-papo anunciou recentemente funcionalidade que torna possível as pessoas ingressarem em chamadas em grupo do WhatsApp em andamento. Isso as dispensa da necessidade de serem convidadas pela segunda vez.

De acordo com a empresa, a nova função tem os mesmos recursos de segurança e privacidade das ligações, com suporte criptografado. No entanto, para a empresa de segurança Kaspersky, alguns cuidados básicos para chamadas em grupo são necessários.

Leia mais:
20 mistérios que a ciência não foi capaz de solucionar
UVB-76: a rádio russa fantasma que emite mensagens misteriosas
Travis Walton | O caso de abdução mais famoso da história

De acordo com Fabio Assolini, analista sênior da Kaspersky, os ciberataques mais comuns visando o app  são relacionados aos roubos de conta e interceptação de mensagens. Entretanto, cuidados básicos em chamadas em grupo do WhatsApp podem aumentar a segurança.

Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, escreva para  e suas questões podem ser respondidas

“O próprio app garante a privacidade da troca de dados no grupo por meio da utilização de criptografia de ponta a ponta. Porém a tecnologia não evita a interceptação de mensagens uma vez que a conta é roubada”, diz Assolini. “Criminosos usam o histórico de grupos para personalizar o golpe. Apesar de ainda não termos encontrado nenhuma ação indevida nas chamadas e conexões entre um grupo de pessoas, o risco existe pois o account takeover está muito popular.”.

Chamadas em grupo do WhatsApp: segurança

Apesar dos riscos associados à utilização de videoconferência, o WhatsApp apresenta características de segurança específicas que podem ajudar a limitar o risco de ciberataques, entre elas:

  • Conta com criptografia de ponta a ponta e os usuários são alertados quando ela não é aplicada em um chat específico;
  • Não armazena mensagens em seus servidores. Se os cibercriminosos invadirem a plataforma, não vão conseguir decifrar nenhuma das mensagens;
  • Não existe uma “chave” para ver as mensagens encriptadas. Por pré-definição, armazenam as mensagens em um formato que permite que um backup seja realizado na cloud pelo iOS ou Android;
  • Oferecem verificação em duas etapas para adicionar mais segurança aos usuários, que podem definir um PIN para verificar o número de telefone se instalado em qualquer dispositivo.

Apesar do WhatsApp contar com vários recursos para segurança, o aplicativo é de propriedade do Facebook e isso pode ser visto como uma desvantagem em termos de privacidade. O app recebe informações da plataforma – e compartilha informações com outras empresas do grupo.

Isto significa que os dados são compartilhados com os anunciantes para chegar aos consumidores que os interessam.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;