Política Titulo Mauá
Governo Marcelo decide fazer PPA participativo

Criticado pela ausência de orçamento com consulta popular, gestão abre canal de sugestões

Por Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
10/07/2021 | 00:06
Compartilhar notícia
Denis Maciel/ DGABC


Depois de sinalizar que não realizaria o OP (Orçamento Participativo), programa vitrine de gestões petistas, o governo do prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira (PT), instituiu um canal de sugestões populares para o PPA (Plano Plurianual), peça que desenha os investimentos para os próximos quatro anos.

O ParticiPPA, como foi denominado, teve a plataforma inaugurada na segunda-feira. “O objetivo é dar voz aos munícipes na elaboração do PPA, instrumento previsto na Constituição Federal que serve de base para a produção dos próximos quatro orçamentos, no caso, os de 2022 a 2025”, citou a administração, em sua página oficial.

Pelas regras estabelecidas, o morador pode escolher de dois a três eixos para oferecer sua sugestão. As áreas são políticas de desenvolvimento social, políticas de desenvolvimento urbano e ambiental e políticas de desenvolvimento econômico, trabalho e renda. Para cada eixo escolhido, o munícipe pode indicar dois temas. Há espaço com sugestões prévias, mas existe também campo para que o usuário encaminhe sua demanda.

No site participa.maua.sp.gov.br, o interessado em indicar sua ideia para o PPA precisa preencher cadastro com nome, idade, gênero, bairro e número de celular. Serão gerados usuário e senha para acesso ao sistema.

“Iremos iniciar o PPA Participativo. Iremos planejar a nossa cidade para os próximos quatro anos. O PPA é fundamental para reconstruir nossa cidade, com ideias e sugestões da nossa população, para melhorar a qualidade de vida do nosso povo”, comentou Marcelo, em vídeo divulgado no site do ParticiPPA.

No mês passado, o Diário mostrou que o secretário de Finanças do município, Paulo José de Almeida, em audiência pública realizada na Câmara, havia avisado que não iria dar andamento ao OP neste ano. Ele culpou a pandemia de Covid-19 e ouviu críticas dos vereadores Leonardo Alves (PSDB) e Júnior Getúlio (PT). “Há cobrança por parte da sociedade de ser ouvida. Isso é importante para Mauá, porque nas gestões em que tivemos Orçamento Participativo foram governos que deram certo”, disse o petista, à época.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;