Esportes Titulo Ação social
Esquadrão Andreense planta árvore para cada gol do Ramalhão

Organizada quer conscientizar sobre importância da preservação do meio ambiente

Por Dérek Bittencourt
Do Diário do Grande ABC
03/04/2021 | 00:01
Compartilhar notícia
Divulgação


Quem ainda teima em associar torcidas uniformizadas a bagunça, briga, violência e drogas está generalizando e cometendo um grande erro. Prova disso é que a Esquadrão Andreense, uma das organizadas do Santo André, promoveu ação digna de aplausos: plantou uma muda de árvore para cada gol marcado pelo time na temporada 2020. Em 13 jogos do Paulistão, o time balançou as redes em 14 oportunidades. Assim, foram realizados os plantios de espécies nativas da Mata Atlântica, como manacá-da-serra, cereja-do-rio-grande e Pitanga em praças do Jardim Stella, Jardim Bom Pastor e Vila Scarpelli.

“A sensação é totalmente satisfatória. O sentimento é de gratidão e conscientização para mim e todos os integrantes que participaram. É ação a longo prazo, porque é para nossos filhos e netos”, exaltou o presidente da Esquadrão Andreense, Rodrigo Gissoni. “Esperamos fazer a cada ano e que vire uma rotina”, continuou o mandatário da uniformizada.

A ideia é, além de dar sequência, incentivar outras torcidas, empresas etc. “Através desta ação queremos atingir outras entidades e órgãos públicos para que tenham um olhar para o futuro. Isso se torna ainda mais importante com todo desmatamento dos últimos anos”, afirmou Rodrigo Gissoni. “A princípio, parece pouco, mas que incentive outras pessoas e entidades a fazerem o mesmo, que será muito.”

De acordo com o ex-presidente da torcida e idealizador da ação Gol do Ramalhão é uma Árvore no Mundão, Fernando Noé, que é professor de geografia, o ato é fundamental, ainda mais em uma cidade que tem 55% do território do município inserido em área de proteção e recuperação de mananciais.

“Não basta plantar. Preservar é muito importante. É garantir também um dos direitos humanos, que é o direito a água. Por volta de 40% da Mata Atlântica é formada por espécies endêmicas, ou melhor dizendo, só crescem e se desenvolvem aqui. O desmatamento pode facilitar a extinção de várias espécies que poderiam ser estudadas e utilizadas como biofarmacológicos no tratamento de doenças”, declarou. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;