Política Titulo Cena Política
Processo de Auricchio vai para Brasília
Raphael Rocha
17/02/2021 | 06:40
Compartilhar notícia


O recurso especial movido pela defesa de José Auricchio Júnior (PSDB), de São Caetano, enfim chegou em Brasília. O relator do caso no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é o ministro Luís Felipe Salomão, que já remeteu o processo para avaliação do MPE (Ministério Público Eleitoral). Auricchio foi reeleito prefeito de São Caetano no voto no pleito do dia 15 de novembro, com 42,8 mil apoios, mas seu registro de candidatura foi indeferido ainda na primeira instância, pela juíza eleitoral Ana Lúcia Fusaro, da 166ª Zona Eleitoral da cidade. O indeferimento foi mantido no TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo), já que a corte entendeu que a condenação sofrida pelo tucano por doação irregular de recursos para a campanha dele em 2016 se aplicava agora. Auricchio argumenta ter em mãos recurso especial com efeito suspensivo de toda a penalidade concedido pelo presidente do TRE-SP, Waldir Nuevo Campos. Fato é que, com o processo em Brasília, o imbróglio jurídico e político no qual São Caetano está convivendo pode chegar ao fim.

Vai que sobra

O corte de gastos considerado seletivo por parte dos vereadores da Câmara de São Bernardo, em crítica à atuação do presidente da casa, Estevão Camolesi (PSDB), tem preocupado a alta cúpula do governo do prefeito Orlando Morando (PSDB). Ontem, durante inauguração no bairro Alves Dias, o tema foi assunto de rodinha de políticos que acompanhavam a solenidade. Morando, que patrocinou a eleição de Camolesi a contragosto da base de sustentação (embora o tucano negue), teme que toda polêmica caia no seu colo. Tanto que articuladores do Paço no Legislativo já pensam em saídas sobre o caso. Camolesi encerrou contratos de terceirizada, mas mantém penduricalhos para funcionários que servem à mesa diretora.

Pito

O presidente da Câmara de Santo André, Pedrinho Botaro (PSDB), cobrou dos vereadores o uso da máscara, inclusive durante utilização da tribuna. Na semana passada, esta coluna mostrou que nem todos os parlamentares trajavam o utensílio, essencial em tempos de pandemia de Covid-19.

Palacio e PTB – 1

Ex-vereador e ex-prefeiturável em São Caetano, Fabio Palacio (PSD) é um dos que apostam em nova eleição na cidade. Tanto que segue se movimentando politicamente. Ontem, divulgou vídeo ao lado do presidente nacional do PTB, o ex-deputado federal Roberto Jefferson. “Quero dizer ao PTB de São Caetano que estamos reconstruindo o PTB em São Paulo. Se o PTB não for forteem São Paulo não será em lugar nenhum. Será um PTB temente a Deus, que ame a família. Vamos construir um PTB à altura deste grande Estado”, disse Jefferson, no vídeo.

Palacio e PTB – 2

A publicação gerou mistos de sentimentos dentro do grupo de Palacio. Uns elogiaram pelo fato de Palacio se aproximar de uma das figuras hoje mais alinhadas ao presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido). Outros criticaram pelo mesmo motivo – a atuação de Bolsonaro em meio à pandemia de Covid-19 tem sido questionada. Mas muitos reclamaram que Palacio tem mais conversado para fora do que para dentro da política da cidade.

Visitas

Afastado do governo do prefeito Orlando Morando (PSDB) acusado de beneficiar, usando a máquina pública, a candidatura a vereador do filho, Zimma Francisco do Nascimento Filho, que atuava na ETC (Empresa de Transporte Coletivo), é figura constante no gabinete de Lucas Ferreira (DEM). Em uma das visitas, levou a tiracolo o gestor da Agência Reguladora de Serviços Públicos e ex-diretor da ETC, Ademir Silvestre (Podemos).

Agenda

A reunião entre o prefeito de Ribeirão Pires, Clóvis Volpi (PL), e o vice-governador e secretário estadual de Governo, Rodrigo Garcia (DEM), para tratar sobre o repasse de R$ 10 milhões para concluir o Hospital de Santa Luzia, está marcada para hoje. O encontro foi pedido do deputado estadual Thiago Auricchio (PL) e do prefeito de Santo André e presidente do Consórcio Intermunicipal, Paulo Serra (PSDB).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;