Setecidades Titulo
Irmãos ajudam no sustento da família com trabalho em faróis
Deh Oliveira
Do Diário do Grande ABC
12/06/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


A justificativa é quase sempre a mesma: ajudar a família. Nos semáforos, vendendo diversos produtos, está a face mais visível do trabalho infantil. Dessa atividade, saem parte do sustento dos irmãos José, 15 anos, e Rafael, 11 (nomes fictícios).

Moradores do Jardim Oratório, em Mauá, os dois irmão vão de bicicleta até Santo André, o irmão mais novo na garupa. Eles param em algum semáforo e alternam entre a venda de balas e exibição de malabares.

José afirma tirar aproximadamente R$ 70 mensais, cerca de R$ 20 a menos que o irmão. "Ele ganha mais porque é menor", explica. Rafael sorri e confirma, indicando que quanto menor, maior o apelo pela "ajuda". O reflexo do trabalho, porém, aparece na educação. Ambos estão com defasagem escolar.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;