Memória Titulo
Nosso Ritmo. Chiquinho do Violão. Zezinho e seu acordeão...

A orquestra de Antonio Giordan marcou época em Santo André.

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
20/02/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


A orquestra de Antonio Giordan marcou época em Santo André. Era fina, reunia grandes músicos, fazia estremecer de emoção os corações dos pares que se apresentavam igualmente bem vestidos nos grandes bailes da cidade. Já no Carnaval...

 Músicos da orquestra de Antonio Giordan vestiam-se à vontade e mandavam ver no ritmo alucinante das marchinhas de então, conforme demonstram as duas fotos de hoje, repassadas à coluna por um daqueles músicos, Waldemir Wilson Pavanelli, que a coluna apresentou em dezembro. As fotos são do conjunto Nosso Ritmo.

 Depois que apresentamos Pavanelli, fomos procurados pelo casal Maria de Lourdes Souza Vieira e Oswaldo Vieira. Eles localizaram na foto que publicamos em dezembro a figura de Francisco Manoel de Souza, o Chiquinho do Violão, também integrante da orquestra de Giordan. Chiquinho é pai de Lourdes e sogro de Oswaldo.

 Chiquinho do Violão nasceu em Amparo em 1916, veio para Santo André em 1937, trabalhou durante 33 anos produção da Pirelli e da Conac, morou na Rua do Sol e na Vila Helena e aqui faleceu em 1975. Como tantos outros músicos da orquestra de Giordan, também Chiquinho do Violão apresentou-se em bailes de Carnaval na cidade.

 O casal Lourdes e Oswaldo nos falou do músico Zezinho, que tocava acordeão na orquestra de Giordan. Zezinho ainda reside em Santo André e a coluna busca um contato para contar a sua história.

EM 20 DE FEVEREIRO DE...

1959 - Comunidade da Matriz da Boa Viagem, de São Bernardo, funda o Mesc (Movimento de Expansão Social Católica), cuja primeira sede foi no Largo da Matriz, 292. No início da década de 1960 o clube inaugura seu clube de campo, no bairro Assunção, onde permanece até hoje.

 1934 - Fundado o Partido Independente Municipal, organização política com sede no Distrito de Paz de Santo André e que recebia o apoio do jornal O Imparcial.

 1969 - Jogo treino no Morumbi: o Saad, de São Caetano, ganha do São Paulo por 1 a 0, gol de Camilo após tabelinha com Arlindo.

 1989 - Registra-se a abertura da Semana de instituição da Escola de Formação Sindical e Centro Cultural Constantino Castellani, em Santo André.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Terça-feira, 20 de fevereiro de 1979

 Ribeirão Pires - Fechado o posto do Inamps.

Santo André - Instituição Assistencial Nosso Lar deixa o bairro Bom Pastor e muda para a Vila Helena.

Esportes - Santo André fica em 4ºlugar no Troféu Brasil.

Carnaval - Somente uma escola de samba desfilará em São Caetano, a Sereno, do Centro Esportivo Nova Gerty.

Polícia - Assassinado ao sair da fábrica em Santo André.

SANTOS DO DIA

 Eleutério, Leão de Catânia, Margarida de Cortona, Nilo e Zenóbio.

Eleutério ou Euquério (Orleans - Hasbain 738). Bispo.

 Margarida de Cortona (Itália 1247-1297).Religiosa da Ordem Terceira de São Francisco.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;