Cultura & Lazer Titulo
Prêt-à-porter verao 2000: Sexo, esporte e rock n'roll
Do Diário do Grande ABC
07/10/1999 | 10:50
Compartilhar notícia


Luxuosos conjuntos de ginástica, camisetas de atletismo e acessórios de couro finos, como luvas: a moda de verao do britânico Alexander McQueen, estilista da casa Givenchy, se inspira no mundo esportivo.

Como no chao dos estádios, os tecidos desenham formas geométricas e as modelos se apresentam em pódios dignos dos Jogos Olímpicos.

Mas Givenchy nao é a Adidas: as calças esportes sao de couro branco, os suéteres de seda, as casacas de náilon laqueado e as calças de rapper de crespao.

Para a noite, os conjuntos de corte esportivo brilham, como shorts acompanhados de miniblusas laranjas.

Os desfiles da noite de quarta-feira foram abertos por Stella McCartney para a Maison Chloé, que apresentou uma moda inspirada no ``rock', muito sensual, do qual nao se excluiu o romanticismo.

As calças vaqueiros se combinam com curtas camisas de lençaria, saias-calças com delicadas blusas de musselina estampada, shorts diminutos com camisetas de fino tecido transparente.

A cintura fica descoberta e os seios entrevistos através de casaquinhas com detalhes de renda dourada.

De sua formaçao com os alfaiates londrinos de Savile Row, Stella guarda as jaquetas que marcam a silhueta e as calças largas, que evocam os anos setenta como um homenagem a seu pai, Paul McCartney, que nao ocultou o orgulho que sente de sua filha ao final do desfile.

Por sua parte, Emanuel Ungaro, apresenta também uma femiminidade exacerbada sob uma chuva de cores.

Mesclando os tons turquesa, verde, fúcsia e amarelo, o estilista italiano faz a altura das saias subir vertiginosamente em seus minivestidos de musselina, que deixam as costas desnudas.

Michel Klein parece questionar mais calmamente sobre o sentido da modernidade e da liberdade.

O criador francês acha que a liberdade da mulher começou nos anos 20, com as primeiras calças compridas e a moda do bronzeado.

Daí suas idéia de ``utilizar no verao as matérias modernos com o espírito dos anos 20', segundo declarou.

O resultado é uma moda de linhas puras, com túnicas assimétricas combinadas com calças-pijama ou vestidos largos nos quadris.

Os tecidos sao fluídos e se adaptam harmonicamente ao corpo com tons sombrios (bege, branco, negro) com um toque de laranja ou amarelo brilhante.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;