Internacional Titulo
Nove são condenados à morte em Pequim em apenas um dia
Por Das Agências
16/08/2002 | 08:48
Compartilhar notícia


Nove pessoas condenadas à morte por roubo seguido de violência foram executadas esta quinta-feira na capital chinesa, informou um jornal local esta sexta-feira.

Ding Jinchao e Tang Shiming levaram um tiro na nuca por ordem do Tribunal de Pequim por ter roubado e atacado à mão armada algumas pessoas, levando no total 1,7 milhão de ienes, segundo o Beijing Qingnian Bao (Jornal da juventude de Pequim).

Liu Jiaji, Mei Yongsheng e Shen Liwu foram executados por uma série de roubos e ataques cometidos em 1998 e 1999 que resultaram na morte de três pessoas, das quais levaram 210 mil ienes (US$ 25,4 mil), jóias e telefones celulares.

E Tian Yungang foi condenado à pena capital por ter matado em 20 de julho de 2001 Wang Zhen, que estava lendo seu livro em um parque nos arredores de Pequim. Depois, ele roubou da vítima 8 ienes (US$ 1), a bicicleta e uma pasta.

A China é de longe o país que mais aplica a pena de morte. A organização de defesa dos direitos humanos Anistia Internacional registrou, no ano 2001, 2.468 execuções em todo o país, estimando que este número seja "muito maior".

Pequim defende o uso da pena capital pela "necessidade de promover a estabilidade social", declarou em abril passado um porta-voz do ministério para os Assuntos Estrangeiros, Zhang Qiyue.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;