Setecidades Titulo
Camisa Vermelha e Branca almeja o impecável
Por Artur Rodrigues
Do Diário do Grande ABC
19/02/2006 | 07:44
Compartilhar notícia


A Camisa Vermelha e Branca promete uma apresentação libertária no Carnaval 2006 de São Bernardo. Com o tema Das trevaz a luz... a Espada da Liberdade, a escola de samba pretende acrescentar o máximo de cores aos tradicionais vermelho e branco para iluminar a avenida Aldino Pinotti, no Centro.

A presidente da escola, Jaidete Maria Ferreira, 49 anos, a Dete, aposta em um desfile impecável para vencer o Carnaval deste ano. “O nível está alto. Tanto que a escola que perder será por pequenas falhas, por seus próprios erros”, afirma Jaidete.

O alto grau de exigência pode ser percebido no ensaio da escola. O mestre Paulinho, à frente da bateria há mais de uma década, é exigente. Grita: “Falta só um mês! Vamos bater com força!”. E dá resultado, aumenta a vibração, a harmonia. Até a rainha da bateria sente a bronca e dança com mais intensidade. “Nossa escola é emoção, união da comunidade”, define Edson Rodrigues, 25, também mestre da bateria.

O samba da Camisa fala de grandes confrontos da história. Cita grandes símbolos de várias épocas. O mártir Tiradentes, o seringueiro e ativista Chico Mendes, o revolucionário quilombola Zumbi dos Palmares e o bandoleiro Lampião são alguns dos personagens que a escola trará para seu Carnaval.

Com 20 anos de idade, a escola já fez história no Carnaval são-bernardense. Venceu oito vezes no primeiro grupo. Tem cinco vice-campeonatos. Em 2006, gastará R$ 60 mil no seu desfile. O que, segundo a presidente Dete, é pouco. Mas que é um dos maiores investimentos entre as agremiações da cidade.

A porta-bandeira da Camisa, Luciana Lima dos Santos, 34 anos, e 20 de escola, está otimista em relação ao desfile. Ela fez carreira na escola: foi rainha e madrinha da bateria antes de levar o pavilhão vermelho e branco. Tempo em que viu a Camisa Vermelha e Branca evoluir com seus integrantes. “Antes, era só diversão. Agora, é muita responsabilidade.”

Para conferir uma prévia da apresentação da Camisa, é só aparecer no campo do Jardim do Lago. É de segunda a segunda-feira, das 19h às 22h.

Camisa Vermelha e Branca

Fundação: abril em 1985
Carnavalescos: Gilberto
e Alexandre
Cores: vermelho e branco
Quadra: rua Ministro Edgar da
Costa, 95, campo de futebol
do Jardim do Lago
Tema-enredo 2006: Das Trevas a Luz... A Espada da Liberdade
Ensaios: diariamente,
das 19h às 22h
Presidente: Jaidete M. Ferreira
Componentes: 400; Alas: 7
Carros-alegóricos: 4

Samba-enredo 2006
Compositores: Rafaelzão, Givaldo, Elias Ferrugem, Paulinho, Bandana e Wellington
Intérprete: Edson Souza

Das cinzas do Apocalipse
Na luta entre o bem e o mal
Anjos e demônios
Disputam o reino mortal
Na França Felipe Augusto
Santo sepulcro, inquisição
Nas cruzadas homens lutaram
Pela fé e devoção
 
Bis
De vermelho e Branco
Vou cantar
Em busca da liberdade
A avenida deslumbrar
 
Personagens da história
Pedro I, Zumbi dos Palmares
Izabel a princesa, Chico Mendes
Ecoa pelos ares
Herói inconfidente Tiradentes
Do cangaço Lampião
Bravos guerreiros
Orgulho da Nação.
 
Refrão
Canta camisa minha vida
Meu Amor
Dando luz as trevas, swinga batera.
Nesta noite de explendor




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;