Memória Titulo
São Bernardo no mapa paulista: era 1886...

Na Semana São Bernardo, o mapa de São Paulo em 1886. Povoa-se a Província

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
23/08/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


Na Semana São Bernardo, o mapa de São Paulo em 1886. Povoa-se a Província. A Noroeste, o Rio Tietê cortava os chamados "terrenos despovoados", que correspondiam a um terço do território paulista.

No mapa, em destaque, a malha ferroviária, com estradas de ferro em tráfego e em construção. O Porto de Santos era a meta, daí a sua localização em quilômetros de várias partes. Crescia a produção cafeeira, a escravidão vivia seus últimos anos e a palavra de ordem era a imigração.

O Grande ABC possuía dois dos seus três núcleos coloniais: São Bernardo e Santo André, recém-criados. A Estrada de Ferro São Paulo Railway, de 1867, cortava a Freguesia de São Bernardo. A Vila de São Bernardo era menor que Santo Amaro e Mogi das Cruzes.

O mapa do Estado de São Paulo ocupa duas páginas do livro Breve História do Estado de São Paulo, de Marco Antonio Villa (Imprensa Oficial, 2009) cuja resenha já foi aqui publicada. O autor o reproduziu do livro Nos caminhos da diversidade paulista.

Crônica de Ribeirão Pires
Texto: Aida Arnoni Bressan

Cantina Azul atendia à Rua Major Cardim, nº 1. Servia doces, salgados e bolos ornamentados para casamentos. Pertencia ao Sr. Domingos Bressan, cabendo à esposa o preparo dos quitutes. Os doces começaram a ser feitos em casa, a partir de 1945. E a Cantina Azul atendeu até 1960.

NOTA
A cozinheira, no caso, é a própria cronista, dona Aida. Claro, Domingos Bressan é o seu marido, sempre bondoso e companheiro.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Sábado, 23 de agosto de 1980

Manchete - Justiça trabalhista transforma em norma acordos trimestrais.

Política nacional - Começa a apreciação das diretas pelo Congresso.

Política municipal - São Bernardo recebe cerca de 1.300 filiações ao PDS.

Homenagem - Escola Municipal de São Bernardo recebe o nome de Neusa Bassetto. Ela foi diretora da Escola de Educação Especial Anne Sullivan, em São Caetano, falecendo precocemente.

Ribeirão Pires - Bairros podem ganhar bibliotecas.

Data - Dia do Folclore é pouco festejado no Grande ABC.

Teatro - Foi bom, meu bem?, peça de Alberto de Abreu, encenada em Ribeirão Pires.

EM 23 DE AGOSTO DE...
1940 - Estrada de ferro São Paulo Railway, em festa, entrega mais três máquinas ferroviárias a diesel, batizadas de "Planeta", "Cometa" e "Estrela".

1955 - Fundada a Sociedade Esportiva Olaria, de Ribeirão Pires.

1958 - Dom Jaime de Barros Camara, arcebispo do Rio de Janeiro, consagra a Catedral do Carmo, igreja-sede da Diocese de Santo André.

1970 - Falece o ex-prefeito Pedro Dell'Antonia, de Santo André.

Trabalhadores
Nascem em 23 de agosto:
1906 - Luiz Locatelli, nascido em Santo André. Mecânico da indústria Tanino Corazza. Residência: Rua Ceará, 81.

1909 - Horácio do Carmo, natural de Socorro (SP). Associado nº 29 do Sindicato dos Químicos do ABC. Atua no setor de transporte da Rhodia. Residência: Rua Distrito Federal, 264.

1924 - Anna Alves Martinez. Nascida em Mogi Mirim. Auxiliar de laboratório da Rhodia. Sócia nº 154 do Sindicato dos Químicos.
Fonte - 1º livro geral de registros do Sindicato dos Químicos do ABC.

Agenda da Fundação Pró-Memória
55 anos da instituição do Hino Oficial de São Caetano (1955).

HOJE
Dia dos Artistas, Dia do Aviador Naval, Dia da Intendência da Aeronáutica.

SANTOS DO DIA
Rosa de Lima, Tiago de Bevagna e Zaqueu.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;