Memória Titulo
Os craques da SE Huracan de Santo André

Quando Memória publicou a existência do álbum de figurinhas de times de futebol do Grande ABC, definiu-se que no mês de aniversário do clube seriam

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
09/11/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Quando Memória publicou a existência do álbum de figurinhas de times de futebol do Grande ABC, definiu-se que no mês de aniversário do clube seriam publicadas as fotos dos jogadores. Estou certo? Lembro que o Huracan seria em outubro. Que dia será? Sou assinante do jornal e todo dia olho: será que perdi a data?
João Antonio de Oliveira, Santo André

NOTA DE MEMÓRIA

Prezado João Antonio, você está certo. Quem perdeu a data foi o repórter. E não só foi o Huracan, Outros clubes do álbum de figurinhas também foram fundados em outubro. Obrigado pela cobrança. Vamos retomar as publicações, apenas paralisadas por absoluta falta de espaço e pelo atropelamento de tantos assuntos.

A Sociedade Esportiva Huracan, de Santo André, foi fundada em 3 de outubro de 1948. Aí está o time da primeira metade da década de 1950: Pimentel, Lelé e Moacir, Amendoim, Valdemar e Bastião, Sastre (figurinha 238, carimbada), Bolinha, Piola, Nivaldo (241, figurinha carimbada) e Carlito.

O álbum foi editado pela empresa Morcilo & Bisquolo, de São Caetano. O exemplar foi trazido à Memória por dois antigos jogadores do Meninos FC: Norberto Nicoletti e Angelim Bitolo. Quem colecionou foi Ary de Paula Batista.

Reencontro do Bronca

Lembramos que, na próxima quinta-feira, dia 12, a partir das 19h30, a família do Bronca Clube, de Santo André, realizará o 2º Reencontro. Todos estão convidados. Será na Pizzaria do Bigode, à Rua Lino Jardim, 884, em Santo André. É preciso fazer reservas com a comissão organizadora: Paulo Serra (8521-8294), Salim (9898-4977), Milton (9662-7203) e Dinei (4438-2811).

A foto publicada hoje tem quase 50 anos. Foi batida no belíssimo gramado do Tognato Clube, em São Bernardo. Em pé: Eloi, Turquinho, Zé Carlos, Neco, Airton, Zé Roberto e Riva; agachados: Paulo Serra, Belo, Peludo, Fabinho e Carioca.

Lembranças do 10º Congresso:

1 - Jurandir Martins tornou-se o mais jovem comentarista do rádio paulista, quando estreou na Rádio Independência, de São Bernardo, nos anos 1960. Por isso, era motivo de brincadeiras dos mais experientes, entre os quais Mário Moraes e João Saldanha, quando havia jogos no Pacaembu.

2 - João Sérgio Rimazza lembra do trio de ferro do futebol de Mauá nos anos 1960: Bragussa, Pigmentos e Vidrobrás.

3 - Havia uma rivalidade forte entre as equipes de esportes das rádios Cacique e Independência. Uma prendia a linha telefônica da outra.

4 - Durante 20 anos, Jurandir foi o técnico da Seleção de Cronistas do Grande ABC, com memoráveis disputas com o Escrete do Rádio de Fiori Gigliotti.

5 - O maior feito da AA Diadema, antiga Vila Conceição, foi conquistar a Copa da Emancipação, no ano de 1963.

6 - Walter Carreiro lembra que, no tempo da guerra, o futebol ficou parado em Diadema. O retorno ocorre em 1947, quando ressurgiram os três veteranos: Vila Conceição, Piraporinha e Eldorado.

7 - A primeira notícia sobre futebol publicada na imprensa do Grande ABC saiu no jornal O Progresso, edição de 1907, em que se anunciou um amistoso entre São Bernardo e Paulistano, com direito à taça - levantada pelos visitantes. A pesquisa é de Valdenízio Petrolli.

8 - A rivalidade eterna das emissoras de futebol do Grande ABC que transmitiam jogos - ABC, Diário e Cacique - foi quebrada um dia. As três estavam no interior e só contavam com uma linha telefônica. Estabeleceu-se o pool. E os nossos narradores revezaram-se harmoniosamente para não deixar o torcedor sem as emoções do futebol.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Sexta-feira, 9 de novembro de 1979

Santo André - Cai o diretor da Fundação de Promoção Social, José Luiz Cestari

Editorial - Prestígio do Poder está em jogo em Mauá

Primeiro Plano (Eduardo Camargo) - Bardella (Cláudio, líder empresarial) analisa nova política salarial

Diadema - Anunciadas duas linhas de ônibus que interligarão a cidade com Santo André e Santo Amaro.

São Paulo - Metalúrgicos suspendem a greve. Fica um herói: Santo Dias, morto pela PM.

Mauá - Poetas buscam leitores na I Feira do Livro.

Música - Luiz Ayrão canta no clube da Rhodia, em Santo André.

EM 9 DE NOVEMBRO DE...

1709 - Dom João V, rei de Portugal, cria a capitania de São Paulo e Minas do Ouro.

1947 - Armando Mazzo e seus companheiros comunistas vencem as eleições municipais de Santo André.

1960 - Fundado o Tênis Clube de Santo André.

1964 - Morre no Rio a poeta brasileira Cecília Meireles, primeira mulher a ter um livro reconhecido pela Academia Brasileira de Letras.

ALMANAQUE

Antonio Padre
Nome: Antonio Aparecido Pinto da Silva.
Nascimento: São Paulo (SP), 9 de novembro de 1956.
Vereador: 1997 a 2000; 14-6-2005 a 21-6-2005; 30-10-2007 a 13-11-2007; 5 a 11-3-2008; 26 a 30-6-2008.
Partido: PT.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;