Política Titulo
Genoino nega esquema de espionagem do PT
Por Do Diário OnLine
27/10/2003 | 17:26
Compartilhar notícia


O presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), José Genoino (SP), declarou nesta segunda-feira, em entrevista ao site da própria legenda, que a história publicada pela revista 'Veja' desta semana é uma "fantasia". A publicação diz que PT manteve um esquema de espionagem durante a campanha eleitoral do ano passado para defender o até então candidato Luiz Inácio Lula da Silva de manobras contra o partido.

De acordo com a reportagem, o esquema montado pela legenda era comandado pelo advogado paulista João Piza. Ele teria elaborado uma maneira de encobrir os problemas em administrações petistas, entre elas a do município de Santo André. A cidade se tornou o centro das atenções após o assassinato do prefeito que estava em atividade Celso Daniel.

"Isso é fantasia. Não estava na campanha nacional, porque disputava o governo do Estado de São Paulo, mas posso dizer que é muita fantasia", revelou Genoino.

Balanço - José Genoino também fez uma balanço do governo Lula em seu primeiro ano de mandato. Ao contrário do que o presidente prometeu durante a corrida eleitoral, o setor social não teve um crescimento a olhos vistos. Já a economia avançou bastante.

"Foi um ano vitorioso. O governo foi vitorioso nas grandes questões como a gestão macroeconômica. O Brasil estava com inflação de 20% ao ano e reduziu para 6%. O dólar estava a R$ 4,00 e agora está a R$ 2,88", disse o presidente do PT.

Outro ponto conquistado por Lula que é motivo de orgulho para Genoino é a política internacional adotada. "A política externa foi firme e soube defender o interesse nacional, destacando um novo papel do Brasil no mundo."

Reformas - O presidente do PT comentou também o fato das duas principais reformas, a tributária e a da Previdência, estarem tramitando simultaneamente no Senado. "Isso é inevitável. Não adianta lamentar. Na política não tem lugar para choradeira. Tem que buscar uma solução", analisou.

Especificamente sobre a tributária, Genoino não revelou se o texto será fatiado, mas admitiu que ele deve ser debatido entre os governadores e senadores. "Não posso me ater a isso porque está na competência do Senado e das lideranças do governo e da bancada. Posso dizer que a reforma tributária tem de ser negociada com os governadores e com o Senado", explicou.

Internacional Socialista - José Genoino explicou que a filiação do partido à Internacional Socialista pode acontecer, mas somente depois das eleições de 2004. "É importante o PT fazer um acordo de cooperação, participar dos fóruns da Internacional Socialista como observador e ter uma articulação forte na América do Sul e na América Latina. Acompanhamos com atenção as reformas que a Internacional Socialista está fazendo, particularmente na América Latina. Mas a questão da filiação deve ser bem discutida no partido", declarou.

O 22º Congresso da Internacional Social está sendo realizado em São Paulo. A abertura aconteceu nesta segunda-feira com um discurso do presidente Lula.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;