Cultura & Lazer Titulo
Vernon Reid encerra festival
Por Dojival Filho
Do Diário do Grande ABC
24/07/2005 | 07:38
Compartilhar notícia


O aguardado show do guitarrista inglês radicado nos Estados Unidos, Vernon Reid, encerra neste domingo, às 19h, a 5ª edição do Festival de Inverno de Paranapiacaba, que deve receber cerca de 30 mil pessoas, de acordo com a estimativa dos organizadores do evento. Fundador do grupo Living Colour, que despontou no mercado fonográfico no fim dos anos 80, o músico produz uma mistura de blues, rock e jazz, presentes em seu mais recente trabalho, o álbum Known Unknown, lançado no ano passado.

Nascido em Londres, Reid emigrou para Nova York quando era criança e foi viver com a família no Brooklin, onde começou a estudar guitarra, aos 15 anos. Durante os anos 80, chegou fazer parte do grupo Jazz Decoding Society, gravando alguns discos. Tornou-se músico de estúdio e pesquisador musical, trabalhando com grupos experimentais da cidade e com o medalhão do rap, Public Enemy.

Ainda na década de 80, começou a flertar com o rock e, ao lado do jornalista Greg Tate, montou a organização Black Rock Coalition, dedicada a abrir espaço para os músicos negros que quisessem se dedicar a outras formas de arte e música, fora do gueto rap e soul. Foi por essa época que formou uma das primeiras versões do que se tornaria o Living Colour.

Coberto de elogios da crítica e com uma acolhida calorosa do público, Vivid, primeiro álbum da banda, saiu em 1988, ajudado por um empurrãozinho do stone Mick Jagger, que intermediou um contrato com a gravadora Epic.

O grupo durou apenas por mais dois discos (Time's up e Stain), antes de se separar, em 1995. Em 2003, a reunião dos músicos do Living Colour rendeu outro álbum, Collideoscope, mas o futuro do conjunto continua incerto.

Diversidade – A programação deste domingo do festival conta com outras atrações para os apreciadores do jazz, da música instrumental e do cancioneiro popular. Entre as 10h e as 16h, a Cia. das Artes do Baque Bolado, apresenta o Maracatu Baque Virado, na Praça do Mercado. Às 11h, no Clube União Lyra Serrano, ocorre a apresentação do grupo Free Music.

Mescla das formações das big bands norte-americanas das décadas de 30 e 40, a Banda Jazz Sinfônica de Diadema também faz show no clube, a partir das 15h. No mesmo local, às 18h, apresenta-se a Orquestra Filarmônica de São Bernardo.

Além da música, há opções teatrais para os visitantes. No Largo do Padeiro, às 11h, o Grupo dos Trabalhadores discute o tema Desrespeito aos Limites.

Às 14h, a Cia. Truks encena o espetáculo infantil O Vovô. O espetáculo faz uma singela homenagem aos imigrantes que chegaram ao Brasil na primeira metade do século passado, contando a história de um simpático senhor, desde sua infância em uma pequena aldeia na Europa até sua adaptação no país. Criado em 1990, o grupo reúne bonequeiros de diversos grupos de teatro de animação, que é sua principal linguagem.

Programação

10h às 16h – Maracatu do Baque Virado, com a Cia. das Artes do Baque Bolado. Na Praça do Mercado

11h – Free Music. No Clube União Lyra Serrano

11h – GTO Grupo dos Trabalhadores. Tema: Desrespeito aos Limites. No Largo dos Padeiros

11h – Apresentação de Lian Gong. Na Praça do Mercado

13h e 15h – Grupo Brasileirinho. Na Praça do Mercado

14h – Teatro infantil O Vovô, com a Cia. Truks. Na Praça do Mercado

14h – Coral da Igreja Matriz de Santo André. Na Igreja Bom Jesus de Paranapiacaba

15h – Banda Jazz Sinfônica de Diadema. No Clube União Lyra Serrano

15h – GTO Grupo de Paranapiacaba (apresentação do primeiro trabalho). No Largo dos Padeiros

16h30 – Quinteto de Sopros. No Coreto ao lado do Clube União Lyra Serrano

18h – Orquestra Filarmônica de São Bernardo. No Clube União Lyra Serrano

19h – Vernon Reid. No Viradouro

Para os espetáculos das 15h e 18h no Clube União Lyra Serrano e para o show de Vernon Reid no Viradouro é necessário trocar um agasalho por um ingresso na rua Fox, 441, com 2h de antecedência. Nas demais atrações, a entrada é franca.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;