Internacional Titulo
Primeiras armas podem ter sido inventadas pelas fêmeas dos primatas
Da AFP
22/02/2007 | 16:38
Compartilhar notícia


As primatas fêmeas podem ter inventado as primeiras armas da humanidade, segundo um estudo revelado nesta quinta-feira e que será publicado no dia 6 de março na revista americana Current Biology.

Segundo os pesquisadores responsáveis por este estudo, as fêmeas não tinham nem força nem tempo para competir com os machos na caça e, por isso, tiveram de utilizar o cérebro e criar armas para apanhar suas presas.

Antropólogos da Universidade de Iowa, nos Estados Unidos, e da Universidade de Cambridge, na Grã-Bretanha, estudaram o comportamento de um grupo de chimpanzés do sudeste do Senegal e constataram que as fêmeas e as jovens do grupo construíam armas como pedaços de madeira afunilados para caçar prossímios, como lêmure e tarseiro.

Os primeiros seres humanos podem ter tido o mesmo comportamento que esses chimpanzés porque eles viviam num ambiente semelhante e possuíam as mesmas características que seus primos primatas.

Os chimpanzés e outros primatas são conhecidos por utilizarem instrumentos para apanhar insetos ou quebrar nozes, mas esta é a primeira vez que esses pesquisadores observam um animal utilizando uma arma para caçar vertebrados.

Os machos utilizam pouco ou não utilizam essas armas porque eram suficientemente fortes e rápidos s", afirmou à AFP Jill Pruetz, antropóloga da Universidade do Estado de Iowa, que chefiou a pesquisa.

A forma como as fêmeas de chimpanzés utilizam suas armas para tentar capturar as presas denota inteligência e tilizar uma arma para capturar suas presas. Eles deduziram que este é um comportamento habitual.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;