Memória Titulo
Um ensaio operário do Carnaval de Santo André

Não foi à toa que Ademar de Barros ficou deslumbrado com a Avenida Faria Lima, em São Bernardo

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
08/03/2011 | 00:00
Compartilhar notícia


 
"Não foi à toa que Ademar de Barros ficou deslumbrado com a Avenida Faria Lima, em São Bernardo. Lá ele foi ver seu Ocara Clube ainda mais vivo e colorido, recebendo aplausos entusiasmados dos são-bernardenses (público que ele achou mais quente e vibrante que o de Santo André)".
Chiquinho Palmério, Coluna Social, "Pot-pourri carnavalesco": 5-3-1981.
 
No Carnaval 1981, Ricardo Hernandes, repórter-fotográfico do Diário, saiu a campo com um roteiro pré-estabelecido. Era 3 de março. Na Avenida Dom Pedro II, a poucas quadras da redação, clicou os foliões, fantasiados (poucos), de roupa esporte (a maioria), desfilando ou descansando. Trinta anos depois, temos um ensaio fotográfico inédito. Elegemos as três imagens de hoje.
 
"Lá estavam elas, ao som dos teares, tecendo com fio de lilás os tecidos que deveriam vestir e aquecer outros corpos". 
Adaptação do poema ‘O fio da história', de Edenir Antunes Filho e Luiz Carlos Ramos; colaboração: Maria Augusta Buesa.
"Em postos de comando ou no meio das ferramentas do progresso, mulher, flor, árvore da vida".
Guido Fidelis
 
EM 8 DE MARÇO DE...
 
1971 - Estrada de Ferro Santos a Jundiaí anuncia que a paralisação do tráfego ferroviário na Serra do Mar deverá perdurar por mais 60 dias em função da queda de barreiras.
 
DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Domingo, 8 de março de 1981
 
Manchete - Seca agrava ainda mais a miséria na região nordestina.
 
Costumes - CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) altera lei de jejum e abstinência. Veto à carne de boi, porco e ave vale agora somente na quarta-feira de cinzas e sexta-feira santa, dias que marcam o início e fim da quaresma, que significa tempo de penitência, reflexão e preparação à Páscoa.
 
Movimento sindical - Campanha salarial sacode metalúrgicos nas fábricas, na igreja e no sindicato (reportagem de Luiz Carlos Ferraz).
 
Jornalistas - Pela primeira vez a categoria do Grande ABC votará para a renovação do seu sindicato na Seccional da região, localizada à Praça Lauro Gomes, em São Bernardo. Estão aptos a votar 69 jornalistas do Grande ABC.
 
MUNICÍPIO PAULISTA 
Tietê, elevado a município em 8 de março de 1842, quando se separa de Porto Feliz.
 
SANTOS DO DIA
 
Herênia, Filêmon e João de Deus. Santo João de Deus, português de Alentejo. Patrono dos enfermeiros e dos hospitais católicos. Faleceu em Granada em 1550.
 
FONTES: Folhinha do Sagrado Coração de Jesus, Vozes, 2011; site: paulinas.org.br .
 
FALECIMENTOS
 
Yonne foi a primeira jornalista diplomada do Grande ABC. Cursou uma das primeiras turmas da Faculdade Cásper Líbero, ainda no tempo em que a escola era ligada à PUC ( Pontifícia Universidade Católica). Trabalhou nos jornais ‘O Tempo', ‘Diário de São Paulo' e na Rádio Bandeirantes. Foi repórter e cronista social. E teve o seu próprio jornal, ‘Ondas do Riacho', dos anos 1970, que foi o primeiro jornal do Distrito de Riacho Grande, em São Bernardo, onde sua família criou raízes.
Ela também era escritora, com vários trabalhos e livros publicados, com dois destaques: "A Napolitana, Bepi Montagnin no Brasil" e "Trivandrum, a aurora". Outra das qualidades de Yonne: pintora e tradutora publica.
Alguns anos atrás, espontaneamente, a amiga Yonne colaborou com essa página Memória, escrevendo a biografia de vários moradores antigos de Riacho Grande, gente das famílias D'Angelo, Bernardinelli, Caputo, De Lauro, Guazzelli, Pagano, Pelosini, Pessotti, Zampieri. Um material precioso que divulgamos e cujos originais guardamos com carinho como subsídios à história da formação de Riacho Grande.
No tempo em que produziu essas biografias, Yonne vivia em Pirassununga (SP), por orientação médica. Ela partiu domingo, aos 79 anos, e foi sepultada ontem à tarde no Cemitério de Vila Euclides.TLAM
 
SANTO ANDRÉ
Iracema Zaniboni Capella, 88. Natural de Pindorama (SP). Anteontem. Cemitério Memorial Jardim Santo André.
Alcides Baldasso, 79. Natural de Amparo (SP). Ontem. Cemitério do Curuçá.
Aldo Lotti, 75. Natural de Rio Claro (SP). Anteontem. Cemitério da Saudade, em Santo André.
José Ribeiro Santos, 73. Natural de Caetité (BA). Anteontem. Cemitério do Curuçá.
Ademir Monteiro da Silva, 65. Natural de São Paulo (SP). Dia 1º. Cemitério do Curuçá.
Valmir Freire Ramos, 35. Natural de Igaci (AL). Anteontem. Cemitério do Curuçá.
Bruno de Almeida Vilela, 22. Natural de São Paulo (SP). Anteontem. Cemitério da Saudade, São Miguel Paulista, Capital.
 
SÃO BERNARDO
Mariane Guidotti Nascimento Cardoso, 25. Natural de São Bernardo. Ontem. Cemitério Jardim da Colina.
 
SÃO CAETANO
(Cemitério das Lágrimas)
Aristides Ribeiro da Silva, 90. Natural de Guariu (SP). Dia 4.
Ercilia Santos Sousa Garcia, 86. Natural de Mucugeba (BA). Sábado.
Maria Silmac Peixinho, 80. Natural de São Caetano. Dia 3.
Maria Bertolozzi, 77. Natural da Itália. Dia 2.

MISSA - 7º dia Nicola Paolini. Hoje, às 19h30, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, à Rua Padre Mororó, 425, bairro São José, em São Caetano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;