Internacional Titulo
Mais de 100 países participam de conferência na Polônia
Do Diário do Grande ABC
26/06/2000 | 10:25
Compartilhar notícia


Os ministros das Relaçoes Exteriores e outros altos representantes de mais de cem países iniciaram esta segunda-feira, em Varsóvia, na Polônia, uma conferência de dois dias sobre a democracia.

O tema principal em discussao é o direito de ingerência internacional, em caso de crise. Por isso, o chefe da diplomacia polonesa, Bronislaw Geremek, insistiu sobre o dever dos países democráticos de ingerir em outros países, para conquistar vitórias como o direito de voto, por exemplo.

Geremek, convidado para a reuniao, destacou que a conferência, intitulada ``Ruma a uma comunidade de democracias', projeto polonês-norte-americano nascido há um ano, é a ``primeira reuniao de âmbito global, dedicada às democracias'.

Até terça-feira à noite, em Varsóvia, devem participar do encontro 70 ministros das Relaçoes Exteriores e outras autoridades, inclusive o secretário-geral da ONU, Kofi Annan, e a secretária de Estado norte-americana, Madeleine Albright.

Países considerados nao democráticos ou totalitários como a China, o Iraque, o Ira, a Coréia do Norte e a Líbia nao foram convidados ao encontro. O evento deverá terminar com a adoçao da ``Declaraçao de Varsóvia', onde se reafirmará o caráter universal da democracia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;