Internacional Titulo
Cerimônias de luto pela tragédia do 'Kursk' sao canceladas
Por Do Diário do Grande ABC
23/08/2000 | 09:36
Compartilhar notícia


As cerimônias oficiais em memória dos118 marinheiros mortos no submarino russo "Kursk", marcado para esta quarta-feira, foram canceladas a pedido das famílias das vítimas. O presidente russo, Vladimir Putin, que estava no porto de parada do submarino, voltou para Moscou.

"Na reuniao de Putin com os familiares dos tripulantes, foi adotada a decisao de cancelar todas as cerimônias de luto previstas para hoje (quarta-feira), a pedido das famílias", declarou um porta-voz da Frota do Norte em Vidiayevo.

Muitos dos parentes exigem que os corpos dos marinheiros sejam recuperados, para que se realizem as cerimônias de luto. No entanto, segundo a Marinha, a retirada dos cadáveres pode ser impossível.

Os familiares ainda reclamam a continuidade das buscas e se recusam a acreditar na morte de seus parentes.

"Somos contrários a esse luto. Enquanto nao tivermos recuperado os corpos de nossos filhos, pensaremos que estao vivos", declarou Tatiana Nikitina, mae do oficial Igor Fedorichev.

Durante a reuniao de várias horas na terça-feira entre o presidente e os familiares das vítimas, em um ambiente tenso, Putin assegurou que "as operaçoes nao terminaram, foram suspensas temporariamente".

Atualmente, os russos estao discutindo com os noruegueses as possibilidades de recuperar os corpos dos tripulantes, operaçao que levaria vários meses, segundo a opiniao dos técnicos, que nem mesmo estao seguros de que isso seja possível.

Nesta quarta, a Rússia está em luto oficial, em memória dos marinheiros mortos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;