Memória Titulo COLUNA
Os 70 anos do Ouro Verde Popular

O clube demonstra fidelidade às Casas Populares do bairro Santa Terezinha, tem no futebol suas melhores histórias e hoje pode ser chamado de acadêmico, já que faz parceria com a Universidade Federal do ABC

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
30/01/2020 | 00:01
Compartilhar notícia


“O clube leva as cores do ouro (amarelo) e do verde (das matas).”

Cf. Edélcio Cândido, jornalista, Diário, 16-3-2000.

-----

No programa Memória na TV desta semana, a presença do Ouro Verde Popular Futebol Clube, fundado em 5 de fevereiro de 1950, no ano seguinte ao da inauguração das Casas Populares do bairro Santa Terezinha, em Santo André.

Para reviver esta história, são entrevistadas três gerações do Ouro Verde: o atual presidente, José Luiz Gomes, o vice-presidente Denis Moraes Oyakawa e o jogador Marco Hideko Furlaneto Oyakawa, o Quinho. Assistam em www.dgabc.com.br 

No programa são exibidas fotos de várias épocas do Ouro Verde, e anotadas frases que dizem de perto a realidade futebolística do Grande ABC.

“Mantemos o espírito de várzea: quem paga joga”, diz o presidente José Luiz.

“O Ouro Verde é um clube tradicional que se renova. Mantém ligação com a universidade. São várias atividades entre associados e estudantes”, acrescenta Denis.

O clube tem como foco principal a formação humanística, reunindo homens e mulheres em atividades diversas. O vice Denis dirigiu uma equipe de rugby que disputou recentemente um torneio na Filadélfia. 

Sr. José Luiz Bueno, aos 77 anos, identifica de improviso os jogadores perpetuados em fotos com a camisa do Ouro Verde. E faz justiça aos antigos, dos fundadores João Bueno (primeiro presidente) e Antonio Bezerra, a Wigand Rodrigues dos Santos, outro baluarte do Ouro Fino. 

Diário há 30 anos

Terça-feira, 30 de janeiro de 1990 – Ano 32, edição 7289

Manchete – Citibank aceita as condições de Collor. O presidente da República eleito entrevista-se com credores internacionais para negociar a dívida brasileira.

Contexto – Enquanto Collor brilha, PT vive o seu eclipse.

Carnaval 90 – Santo André elege Antonio Cristino Brum, da Vila Alice, Rei Momo; Shirley Adriana Alves, de Vila Palmares, eleita a rainha.

Cultura & Lazer – De acordo com avaliação feita pelo Diário, os 17 cinemas do Grande ABC não apresentam as condições ideais de projeção, som, instalações e serviços.

Em 1989 o Diário fez a mesma pesquisa, cuja comparação mostra diversos itens que até pioraram.

Polícia – Pingente cai do trem e morre em Mauá após bater a cabeça.

Em 30 de janeiro de...

1500 – O navegador espanhol Vicente Yáñez Pinzón descobre a foz do Amazonas. 

1920 – A greve no Estadão. Escreve O Combate: ligados à União dos Trabalhadores Gráficos, os funcionários do <CF160>Estadão</CF> reclamam o estabelecimento do descanso semanal. 

Hoje

- Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos

- Dia da Saudade

- Dia Internacional da Não Violência e da Paz nas Escolas

Santos do dia

- Jacinta de Mariscotti

- Savina




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;