Cultura & Lazer Titulo
Superman completa 25 anos nas telas
Alessandro Soares
Do Diário do Grande ABC
30/08/2003 | 17:53
Compartilhar notícia


Ele surgiu nos quadrinhos em 1938 e há 25 anos ganhou a primeira e melhor adaptação para o cinema que um personagem de gibi já teve. A campanha de lançamento de Superman – O Filme, em 1978, sugeria fazer o público crer que o homem poderia voar, sem que ninguém na sala de cinema se preocupasse em procurar fiozinhos suspendendo o ator. Christopher Reeve voou do anonimato para o estrelato. Ficou marcado para sempre como o personagem.

A Warner Home Video lançará no dia 24 de setembro, um dia antes do aniversário de 51 anos de Reeve, duas caixas, a primeira com três DVDs (R$ 90) inéditos no Brasil contendo três dos quatro filmes produzidos sobre o Homem de Aço e muitos extras, inclusive para quem tem DVD-ROM no computador; a segunda com seis DVDs com todos os episódios da primeira temporada do seriado Smallville (R$ 129), que está em exibição no SBT aos domingos, 12h30, e que passou entre 2001 e 2002 no canal por assinatura Warner Channel. Estrela Tom Welling como o adolescente Clark Kent, que ainda desconhece sua verdadeira origem que poderá vir a ser Superman. A terceira temporada chega em novembro na TV paga.

O “S” estampado no peito do Superman é um símbolo que atravessa gerações, ora mais, ora menos popular, assim como os mitos da antigüidade. Na mesma trilha de Aquiles, Hércules, Prometeu e cia., Superman é um homem de origem miraculosa, que excede seus limites, tem um ideal, funciona como exemplo e defende valores de uma sociedade específica. Portanto, testemunhamos o mito em gestação (Smallville) e o início da cruzada heróica (Superman – O Filme).

O Escoteiro Azulão, como é chamado por seus camaradas no gibi, teve no longa o fecho do ciclo de perpetuação do mito nas linguagens do século XX: surgido nos quadrinhos há 65 anos, passou pelo rádio nos anos 40 (onde surgiu a expressão “O que é aquilo no céu? É um pássaro? É um avião? Não, é o Superman”), virou seriado de cinema nos anos 40, de TV nos 50 e voou na tela nos anos 70. E, como o resto é entretenimento, que suba o tema de John Williams (quem não tem em mente esses acordes ao ver o Superman voando?).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;