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Sto.André lança campanha para reduzir acidentes com pedestres
Por Hugo Cilo
Do Diário do Grande ABC
01/08/2004 | 18:46
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A EPT (Empresa Pública de Transporte Público) de Santo André lança nesta segunda-feira uma campanha de trânsito que visa aumentar a segurança de pedestres e ciclistas. A intenção, segundo a Prefeitura, é conscientizar a população sobre a prioridade do pedestre nas vias e com isso reduzir o índice deste tipo de acidente. Em 2001, 480 pessoas foram vítimas de atropelamentos em cruzamentos, ruas e avenidas da cidade. Em 2002, esse número saltou para 562. No ano passado, 493 pedestres sofreram algum tipo de acidente nas vias de Santo André.

“O trabalho será direcionado à redução desses acidentes envolvendo veículos e pedestres. Coletamos dados sobre as ocorrências e baseados no resultado definimos nossas ações”, explicou Adilson Factorim, diretor da EPT. Segundo ele, serão colocados em toda a cidade outdoors, busdoors, além de faixas em cruzamentos de grande fluxo de veículos. A campanha, que terminará na Semana Nacional de Trânsito, na segunda quinzena de setembro, vai ser dividida em duas fases: orientação e autuação.

Para distribuir as ações da campanha, Santo André foi dividida em quatro regiões – estação (Centro), avenida Dom Pedro II, centro bancário e paço municipal –, onde serão colocadas faixas com 23 diferentes advertências. “Fizemos um levantamento nos locais de maior incidência de acidentes para saber qual o principal motivo dos atropelamentos. A partir daí, estabelecemos o enfoque de orientação específico para cada região, como excesso de velocidade, uso de telefone celular ao volante, desrespeito da faixa de pedestre etc.”, disse o diretor da EPT.

A campanha começa nesta segunda-feira pelo bolsão da avenida Dom Pedro II, com faixas de orientação nos cruzamentos com as ruas Catequese, Monções, Pitangueiras e Caneleiras. Na semana que vem, será a vez da região do centro bancário.

Para o lançamento, está prevista uma programação que será realizada no Paço Municipal, em frente ao prédio da Prefeitura, a partir das 8h, com os personagens do Teatro do Oprimido, que vão se apresentar em cruzamentos de vias durante a primeira etapa da campanha.

Até setembro, a EPT fará um levantamento sobre o comportamento do público jovem. “Queremos obter dados referentes a comportamentos de risco no trânsito, que são mais comuns entre os jovens. A proposta é que a pesquisa seja aplicada pela própria juventude ao longo do período da campanha institucional”, explicou Factorim.




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