Questão de Emprego Titulo
Aumente a produtividade dos colaboradores
Por Maria Sartori
19/11/2019 | 07:00
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Fazer mais com menos. Essa é a frase que já virou mantra em organizações de diferentes portes e segmentos. É claro que, neste processo, existe o papel do colaborador de elevar o nível das entregas, se manter qualificado e vestir a camisa da empresa. Mas, e quanto às organizações? Quais boas práticas elas podem adotar para engajar os colaboradores a elevarem os índices do negócio? Pensando nisso, listo abaixo cinco sugestões que foram extraídas do eBook da Robert Half: Como Aumentar a Produtividade dos Funcionários.

1 – Contrate com estratégia
Invista na contratação da melhor pessoa possível para a vaga. Na entrevista, dê importância tanto às credenciais do candidato quanto às suas realizações e ao seu comportamento. Diante da necessidade de preencher posições mais estratégicas ou com um perfil profissional mais específico, considere contratar os serviços de uma consultoria especializada em recrutamento. Tenha em mente que, hoje, a qualidade e agilidade do seu processo seletivo costumam influenciar na opinião dos candidatos sobre a companhia.

2 – Divulgue as metas da empresa
É importante que os colaboradores saibam como os negócios da empresa estão progredindo, quais são os objetivos a serem atingidos e quais são as estratégias divulgáveis para alcançar as metas. Esse comunicado deve ser feito periodicamente em reuniões do grupo ou por meios de comunicação interna.

3 – Torne o ambiente de trabalho mais humano
Não há mistério nessa prática. Trata-se simplesmente de um ambiente onde os gestores reconhecem e respeitam a necessidade de tratar cada funcionário como um indivíduo. Na prática, isso quer dizer: condições de trabalho saudáveis e agradáveis; salários e benefícios compatíveis com os oferecidos no mercado; comunicação aberta; oportunidade de crescimento; e compromisso claro com a educação e as boas maneiras.

4 – Motive os colaboradores a dar opiniões e correr riscos
No convívio com colaboradores, é importante que o gestor estabeleça política de ‘portas abertas’, solicitando comentários, observações e sugestões. É uma boa prática também reconhecer o esforço daqueles que assumem riscos calculados e participam de grupos de trabalho com membros de outras áreas.

5 – Critique com tato e elogie com frequência
Se algum funcionário estiver trabalhando de maneira insatisfatória, chame-o para uma conversa particular e garanta que seu discurso tenha um tom gentil e seja construído com base em fatos e dados reais de desempenho, sem deixar que a conversa migre para ofensas pessoais. Às pessoas que trabalham duro, não deixe de reconhecer a dedicação, seja em conversas individuais ou diante do grupo. Apenas procure ter critérios para que a ação não seja caracterizada como bajulação. 




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