Nacional Titulo
Indios libertam antropólogo da Funai
Do Diário do Grande ABC
23/08/2000 | 11:06
Compartilhar notícia


Os índios terenas libertaram, na manha desta quarta-feira, o antropólogo Edson Lasmar, que era mantido como refém desde segunda-feira.

A Funai enviou nesta quarta um representante da sede da instituiçao em Brasília para negociar com os com os cerca de 80 índios terenas que invadiram a sede da Funai em Campo Grande na manha de segunda-feira, exigindo a demarcaçao de uma área da aldeia Buriti e reivindicando ainda um portaria vinda de Brasília que determine a continuidade dos trabalhos de demarcaçao.

De acordo com os terenas, houve erro de Lasmar na demarcaçao de uma área indígena, no município de Sidrolândia, onde moram em cinco aldeias, que ocupam uma área de 2.090 hectares. Os índios dizem que têm direito a 18 mil hectares, pois possuem ocupaçao secular sobre a área, que, atualmente, está sob controle de fazendeiros. Lasmar determinou que os índios teriam direito a 10 mil hectares.

A Funai permanece no local para tentar um acordo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;