D+ Titulo
Jovem com doença de velho
Por Caroline Ropero
Especial para oo Diário
10/04/2011 | 07:01
Compartilhar notícia


Se você chega supercansado da escola, não tem mais fôlego para praticar esportes e reclama sempre de dor nas costas, alguma coisa está errada. Já reparou que seu avô também sente isso? Atenção: você pode estar com doenças típicas de pessoas mais velhas.

"Cada vez mais adolescente com altas taxas de colesterol e pressão ou problemas na coluna chegam ao consultório. Tudo culpa do sedentarismo", afirma Marcelo Iampolsky, professor de Hebiatria da Faculdade de Medicina do ABC.

Ficar o dia todo assistindo à TV, jogando videogame e em frente ao computador são atividades típicas do sedentário. Mais do que a falta de exercício físico, a alimentação errada também é fator de risco. Gordura CF50em excesso é sinal de perigo. Quando dá colesterol alto no exame é sinal de que as coisas não estão indo bem.

Nosso organismo possui colesterol bom (natural) e ruim (gordura depositada na parede das artérias). A gordura encontrada em alimentos, como os lanches dos fast-foods, contém colesterol ruim, o que pode causar problemas circulatórios e no coração.

Se a dificuldade é ficar extremamente cansado na educação física, pode ser pressão alta (hipertensão). Nesse caso, excesso de gordura e sal pode complicar a situação. A doença faz com que a artéria perca a flexibilidade e corra o risco de entupir, por isso, o coração precisa trabalhar mais.

Além disso, ouvir música muito alta pode lesar o sistema de audição. A dica é não deixar o som no último volume. Carregar mochilas muito pesadas pode agredir a coluna, assim como passar o dia inteiro no computador. Este tipo de doença costumava aparecer só em idosos e após anos de postura errada. Então, se você não quer ser um adolescente com dores e doenças é importante se cuidar já.

 

O que fazer? - Calma, para tudo há solução. No caso, a resposta é exercício físico e boa alimentação. A rotina saudável deve começar logo de manhã, com um bom café. Caso contrário, a fome chega com tudo durante o intervalo na escola e o ataque ao refrigerante e salgadinho é inevitável. Na hora do almoço nada melhor do que um prato bem colorido. O ideal é fazer cinco refeições por dia.

Não esqueça também dos exercícios físicos que devem ser praticados, em média, três vezes por semana. Para evitar dores nas costas, o ideal é ficar, no máximo, 40 minutos no computador com a postura correta. Se não terminou o que precisava fazer, levante e dê uma volta.

Tudo bem que a genética pode apontar tendência para doenças como diabetes, mas se a pessoa leva uma vida saudável consegue evitar o pior. É essencial também ir regularmente ao médico, de preferência a um pediatra ou hebiatra (que trata adolescentes). Mesmo sem dor, pode ser que a doença já esteja lá.

 

E mais ... - Segundo a Organização Mundial de Saúde, em todo o planeta há mais de 300 milhões de obesos. No Brasil, até 2009, 13,9% da população sofria de excesso de peso. Além de diminuir a auto-estima e fazer a gente brigar com o espelho, a obesidade é um dos problemas mais perigosos para a saúde. Pode gerar doenças como hipertensão arterial, colesterol, problemas respiratórios, renais e digestivos, diabetes, entre outras.

 

Uma doença rara, chamada síndrome de Hutchinson-Gilford (Progéria), deixa o corpo literalmente como o de um idoso. A britância Ashanti Elliott-Smith, 8 anos, tem o problema. A menina quase não possui cabelos, tem rugas, artrite, pele seca e precisa de ajuda para se mover. A expectativa de vida é de 13 anos, pois envelhece oito vezes mais rápido. A doença é genética, mas não se sabe o que provoca a alteração no DNA.

 

Não esqueça:

Pratique exercícios físicos no mínimo três vezes por semana por 45 minutos

Mantenha alimentação saudável sem alimentos gordurosos

Fique com a postura certa quando estiver na frente do computador

Alivie o peso das mochilas

Vá ao médico com boa frequência

Evite sal em excesso por causa da pressão alta

 

* Consultoria do professor de hebiatria da Faculdade de Medicina do ABC, Marcelo Iampolsky, e dos hebiatras Mauricio de Sousa Lima e Márcia Picolli.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;