Internacional Titulo
Chuva e luxo marcaram noite de desfile das escolas de SP
Do Diário OnLine
09/02/2002 | 10:20
Compartilhar notícia


O desfile das escolas de samba de São Paulo começou na noite de sexta-feira com chuva, pouco público e vaias para a prefeita de São Paulo, Marta Suplicy.

A escola Unidos da Vila Maria abriu o desfile com um enredo que pedia o fim da intolerância e a violência. O carnavalesco, que exibiria as suásticas que marcaram o regime nazista da Segunda Guerra Mundial,trocou-as por cruzes.

A Unidos de São Lucas, homenageando o humorista Manuel da Nóbrega, foi a segunda escola a entrar na avenida debaixo de uma chuva intensa. O desfile terminou cinco minutos antes do tempo determinado pela Liga.

As alegorias da São Lucas, que abusavam da cor branca, foram prejudicadas pela chuva. O presidente da escola, Marcos Politi, afirmou que, com a chuva, muitas fantasia ficaram pesadas.

A Acadêmicos do Tucuruvi, terceira escola a desfilar, foi a mais luxuosa da primeira noite de desfiles de São Paulo. O enredo, que tratava da cidade mineira de Uberlândia, encantou os espectadores.

Mas a escola apresentou problemas na sua evolução. No fim do desfile, um grande buraco foi formado entre as alas da escola.

A X-9 Paulistana estourou em um minuto sua passagem pela avenida. Os integrantes da escola provocaram uma confusão, dizendo que houve erros na cronometragem.

A quinta escola a desfilar foi a Gaviões da Fiel. O enredo, que tratava do jogo de xadrez, não poupou críticas ao Fundo Monetário Internacional (FMI).

A rainha representou a Pátria; o rei, o governante; o bispo, a educação; o peão, o povo; a torre, a habitação; e o cavalo, a segurança. A escola pretendia refletir um jogo de forças entre o poder e seus subordinados.

A Mocidade Alegre, com o enredo o Leite e a História, apresentou, em alguns de seus carros alegóricos, embalagens de leite e produtos da Nestlé. Caixas e latas não traziam o logotipo da empresa, mas referiam-se a ela com a frase “80 anos no Brasil”.

O desfile terminou com a apresentação da Nenê da Vila Matilde. O enredo, que tratava da desigualdade social, exibiu alegorias e fantasias luxuosas que encantaram o público.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;