Memória Titulo Memória
Surgem os colaboradores Nordon

Eles respondem ao apelo de Memória e falam com carinho e saudades do antigo lugar em que trabalharam

Ademir Medici
10/03/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


 Fomos recebidos, com bolo e café, na casa de Waldomiro Soares de Souza. Ele se aposentou na Nordon e continuou trabalhando. Função principal: eletricista. A admissão, em 1968; a saída definitiva, em 1990, quando a Nordon dava tênues sinais de que não estava bem.

“(Depois de aposentado) Eu sonhava que estava conversando com os amigos da fábrica. Um guarda avisou que havia perigo de morte. Trabalhei três dias sem bater cartão”, rememora o Sr. Miro, como é mais conhecido e que hoje reside na Vila São José, em Diadema.

Tudo não passara de um sonho. O sonho com o emprego, com a Nordon, com os colegas. Sonho certamente de saudades. E as lembranças da produção, da caldeiraria leve, do departamento de montagem, da manutenção.

Eram de 1.000 a 1.200 operários só na fabricação, outros 100 na manutenção. Empresas como a Petroquímica União e a Rhodia eram clientes da Nordon. E mais: usinas de cimento, de mineração, as cervejarias, entre elas a Antarctica.

Lembra o Sr. Miro que a Nordon costumava pegar um terreno vazio. Planejava e produzia a estrutura. Montava equipamentos. Treinava funcionários. A assistência técnica ora se dava na Comgás da Avenida Presidente Wilson, em São Paulo; ora na Usiminas, em Ipatinga, em Minas Gerais; ora em Salgema, em Maceió.

“Lembro da ocasião em que saiu de Santo André um tanque para 140 toneladas. A carreta entrou no navio, em Santos, e seguiu para Maceió, para entregar o produto na Salgema”, conta o Sr. Miro, que passou uma temporada na firma nordestina para dar a assistência necessária.

LOGOTIPO
A marca Nordon representa um aliviador de tensão para evitar ruptura das tubulações; uma patente da Nordon que se transformou e logotipo, conforme explica Renato Mendes, depois de ouvir o pai, Sr. Miro. 

AMANHÃ EM MEMÓRIA
Como era bom trabalhar na Nordon
A morte trágica de um presidente

Diário há 30 anos
Sexta-feira, 10 de março de 1989 – ano 31, edição 7009
Manchete – Presidenciáveis são demagogos, dispara Mailson da Nóbrega, ministro da Fazenda
Grande ABC – Os sete prefeitos definem hoje a criação de uma frente comum para se fortalecerem, politicamente, diante da União e do Estado. Reunião será em São Caetano.
Chuvas de Março – Deterioradas as estradas estaduais na região. Deslizamento de morro em Rio Grande da Serra bloqueou o trânsito no km 44 da SP-122. Declarado estado crítico em Cubatão.
Educação – Faculdades da região não têm estrutura para os deficientes.
Basquete Masculino – Pirelli estreia em Santo André pela Taça Brasil: 117 a 30 contra o Corinthians do Rio Grande do Sul.

Hoje
Dia Mundial de Combate ao Sedentarismo
Dia do Conservador
Dia do Telefone
Dia do Visagista
Dia do Sogro

Santos do dia
Dinis
Crescêncio
Simplício

Interação com o Facebook
‘Em busca das esmeraldas’

Fernão, 70 anos, paraibano, novo habitante da cidade, ambulante clandestino. Lembrei de Fernão Dias Pais. Da crônica de Lourenço Diaferia publicada pelo Diário em 10 de março de 1989. Confiram a íntegra no Facebook da Memória – acessem o endereço acima.

Em 10 de março de...
1919 – Um crime solucionado rapidamente em Santo André. O funcionário da estrada de ferro Antonio de Barros é encontrado morto no Rio Tamanduateí, junto à ponte da Avenida Antonio Cardoso.
O delegado de polícia do município, Henrique Villaboim, abre inquérito, pois supõe não ter sido uma morte natural.
Dia seguinte é preso Manoel Santiago, natural de São Bernardo, que trabalhava em Paranapiacaba. Ele confessa ao delegado ter atirado Antonio de Barros ao rio, depois de tê-lo feito ingerir grande dose de caninha.
As duas notícias são publicadas no Estadão, em dias diferentes, enviadas pelo correspondente do jornal na região – quem seria aquele correspondente?

Internacional
Do noticiário do Estadão: a República foi proclamada na Áustria alemã, que fica fazendo parte integrante da República alemã.
Do noticiário do Correio Paulistano: trinta mil ‘spartacistas’ (ou Liga Spartacus, constituída pela ala esquerda da social/democracia alemã), vindos do centro da Alemanha, marcham sobre Berlim; a assembleia de Viena reconhece a República Democrática proclamada na Áustria alemã.

1929 – Guilherme de Almeida publica no Estadão o artigo Rapsódia húngara, focalizando um bairro da Rua Oratório, em São Paulo.
A matéria abriu uma série de oito reportagens sobre colônias de bairros paulistanos, transformada no livro Cosmópolis, São Paulo/29, lançado em 1962 e cujo exemplar Memória ganhou, autografado, do prefeito Tito Costa.

1944 – O cantor Paulo Sérgio, que fez sucesso com a música A Última Canção, nasce em Alegre (Espírito Santo).

1959 – Fundado o Esporte Clube Madureira, na Vila Baeta Neves, em São Bernardo.

Nota – Vila Baeta Neves de vários clubes tradicionais: Vila Baeta FC, Olaria FC, EC Avenida, que fez lembrar o Avenida do Rio Grande do Sul, que deu o maior sufoco ao Corinthians, este ano, pela Copa do Brasil.

1984 – Fundada a Apae de Rio Grande da Serra.
O governador Franco Montoro vem a São Bernardo e inaugura uma escola no Núcleo Nova Divineia, a Escola Estadual de Primeiro Grau Teotônio Vilela, construção em mutirão feita pelos moradores com recursos da Conesp (Companhia das Construções Escolares do Estado de São Paulo).

Municípios brasileiros
Celebram aniversários em 10 de março:
Em São Paulo, Campos Novos Paulista, Eldorado, Ituverava, Monte Aprazível e Patrocínio Paulista
No Rio de Janeiro, Barra do Piraí
Em Minas Gerais, Belmiro Braga, Riacho dos Machados e Tumiritinga
No Piauí, Capitão de Campos e Luzilândia
No Pará, Salvaterra
No Rio Grande do Note, Taipu
Fonte: IBGE




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;