Setecidades Titulo Educação
Santo André renova frota do transporte escolar

Veículos atenderão 2.400 alunos da rede municipal a partir de quarta; Prefeitura investiu R$ 9,8 mi

Por Bia Moço
DGABC
02/02/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


A Prefeitura de Santo André entregou, na tarde de ontem, 47 veículos para o transporte escolar municipal. Os 15 micro-ônibus adaptados (dez lugares), 24 micro-ônibus comuns (34 assentos) e oito ônibus (50 lugares) vão substituir a frota atual, que conta com 18 ônibus. Com a ampliação, 2.400 crianças serão atendidas pelo programa, o que, conforme a administração, corresponde à totalidade da demanda.

O serviço ficará a cargo da empresa Diastur, contratada pela Prefeitura pelo valor de R$ 9,8 milhões ao ano. A empresa passará a atuar já no primeiro dia de aula. Além do translado, há ainda teatros interativos realizados pelos monitores da empresa com o objetivo de entreter as crianças e ensinar, já que os temas são educativos. Além de cinto de segurança, há cadeirinhas para transporte dos pequenos de zero a 3 anos.

“Recebemos diversas reclamações das condições dos veículos atuais, além de termos acumulado demanda reprimida de crianças que precisavam do benefício para chegar à escola. Com essa ampliação, além de ter um salto na qualidade, vamos poder realizar passeios pedagógicos”, destacou o prefeito Paulo Serra (PSDB). A frota antiga terá duas destinações. Parte será leiloada, já que não está em condições de uso, e parte será reformada para ser utilizada em passeios.

A secretária da pasta, Dinah Zekcer, comemorou o “início da mudança na educação municipal”. “Além de atender à demanda reprimida, tenho certeza de que agora muitos pais e mães vão querer o transporte gratuito, pois tem qualidade. Vamos atender principalmente bairros periféricos e distantes, como Paranapiacaba.”

Diretora executiva da Diastur, Milena Braga Romano afirmou que, em novembro, a empresa recebeu da Prefeitura o mapeamento de todas as crianças que serão beneficiadas. “Atendemos, há mais de 20 anos, o transporte municipal e estadual de São Bernardo. Estamos muito felizes de poder realizar este serviço aqui em Santo André. Nossos colaboradores contam com curso de condutor, dispomos de monitores capacitados para atender às crianças com serviço diferenciado e preparado para transportar o futuro da cidade.”

CADASTRO
Para se cadastrar, o aluno deve morar em Santo André e estar regularmente matriculado na rede municipal. O transporte atende crianças em seus horários regulares de aula e em atividades complementares do contraturno. A solicitação do benefício deve ser feita no ato da matrícula do estudante na unidade de ensino.

Para áreas urbanas, a distância mínima entre a unidade escolar e a residência do aluno tem de ser de dois quilômetros; para locais de difícil acesso, como áreas de proteção ambiental rurais, a distância mínima permitida é de 1,5 quilômetro.

Já para trajetos em que haja risco à integridade física ou intelectual do aluno, a diretriz municipal prevê distância mínima de um quilômetro entre a unidade escolar e a residência. Em caso de empate para preenchimento da vaga, será levada em conta, separadamente, para cada uma das categorias previstas, a maior distância entre a unidade e a residência do aluno. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;