Setecidades Titulo Saúde
Sto.André entrega 2 unidades de Saúde no fim de semana

Centro Médico de Especialidades da Vila Vitória reabre, às 10h; reinauguração da UPA Jardim Sto.André será amanhã

Por Bia Moço
Do Diário do Grande ABC
15/12/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


A Prefeitura de Santo André dará sequência às entregas do programa QualiSaúde neste fim de semana com a reabertura de dois equipamentos. Hoje, às 10h, o Centro Médico de Especialidades da Vila Vitória volta a prestar atendimentos – a partir de agora passa a ser referência em infectologia. Amanhã, no mesmo horário, será a vez de a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Jardim Santo André reabrir as portas à comunidade.

Estes são o sétimo e oitavo equipamentos entre os 11 que entraram em obras em agosto do ano passado. A entrega dos três restantes está prevista para acontecer em 2019 – UPA Perimetral, Policlínica Humaitá e Policlínica Parque das Nações.

ATENDIMENTOS
Segundo a Prefeitura, a unidade de Saúde da Vila Vitória funcionará como polo de formação, seja por meio de capacitações para a rede de Saúde, campo de estágio para as faculdades da região ou área para pesquisa clínica. O município conta com serviço de infectologia há 27 anos, mas agora passará a atuar de forma integral e multidisciplinar a partir da entrega de ambulatório de infectologia geral adulto e infantil. O espaço atenderá, em especial, os portadores de hepatites virais B e C crônicas, de HIV/Aids, além de integrar atendimentos dos casos de tuberculose extra-pulmonar, que eram atendidos no Centro de Especialidades 1, no Centro.

Morador do bairro há mais de 20 anos, o aposentado Roberto José da Silva, 66 anos, considera que a reabertura da unidade de Saúde será importante para a população de todo o município. “Estão ampliando o atendimento. O que já era bom, agora vai estar melhor ainda.”

O equipamento do Jardim Santo André terá capacidade para realizar 12 mil acolhimentos por mês. Além disso, haverá também consultas odontológicas, raio X, eletrocardiograma e sala de nebulização. Para Leiane Lemos Nascimento, 25 anos, a UPA corresponde a ganho para a comunidade. “Meu filho de 5 anos tem bronquite. Será perfeito ter uma unidade de Saúde do lado de casa.”

O investimento municipal para reforma do Centro Médico de Especialidades da Vila Vitória foi de R$ 393 mil. Já a UPA Bangu demandou R$ 786 mil dos cofres municipais.

ENTREGAS
Neste ano, a Prefeitura inaugurou a UPA Bangu, Clínica da Família do Jardim Cipreste, Policlínica Campestre, Policlínica Jardim Bom Pastor, Centro Médico de Especialidades 2, e Policlínica Parque Novo Oratório. Além disso, a administração também entregou o Centro de Diagnósticos do CHM (Centro Hospitalar Municipal). 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;